Beleza & Saúde

5 coisas que estão acabando com a saúde do seu cabelo

Co-fundador da JustForYou, empresa líder no segmento de personalização de produtos para o cabelo, separou os principais erros que podem prejudicar a saúde dos fios 

Quem é que não sonha com cabelos fortes, brilhantes e macios? Para manter a beleza e a saúde dos fios é fundamental adotar uma rotina de cuidados e ainda apostar em uma dieta equilibrada. ais do que isso, é importante conhecer o próprio cabelo, para entender quais as suas características e necessidades especiais e garantir um tratamento adequado para os fios. Pioneira na produção de cosméticos personalizados para cabelo no Brasil, a JustForYou reuniu cinco erros frequentes que podem acabar com a saúde dos fios. 

5 coisas que estão acabando com a saúde de seus fios | Foto: Reprodução

Usar fórmulas inadequadas para o seu cabelo

Quem nunca fez um ritual completo de cuidado com os cabelos e, ao final, não gostou do resultado? Às vezes, a fórmula utilizada simplesmente não se adequa às necessidades do cabelo. “Os produtos precisam considerar desde a estrutura e o comprimento do fio, grau de oleosidade, até fatores ambientais, frequência de lavagem e os procedimentos realizados, entre outros indicadores.

A composição e quantidade de ativos precisa ser diferente para uma pessoa que mora na praia e tem os cabelos oleosos e finos, e outra que mora no interior do Brasil e tem cabelos grossos e secos, por exemplo”, explica Alex Eduardo, engenheiro químico, CSO e co-fundador da JustForYou. 

Não manter a hidratação em dia

A hidratação dos fios é essencial para repor os nutrientes na fibra capilar e também devolver a água perdida em processos naturais e químicos, como poluição, chapinha, secador, descoloração e radiação solar. “O tratamento é importante para evitar o ressecamento e as pontas duplas, ajuda no crescimento e ainda mantém o fio mais protegido contra agressões futuras”, destaca Alex.

Lavar o cabelo com água muito quente

A água quente é a inimiga número um dos cabelos. Assim como outras fontes de calor, provenientes do uso da chapinha e do secador, a água quente contribui para deixar os fios opacos, quebradiços e sem vida, avalia Alex. “A água morna ajuda na limpeza, porém ela faz com que as cutículas do cabelo fiquem abertas, por isso, o ideal é que a etapa de condicionamento seja feita com água à temperatura ambiente, seja este feito com o condicionador ou com a máscara de hidratação, deixando o cabelo mais resistente, com muito brilho e fluidez.”

Quais os cuidados que devo ter com meu cabelo? | Foto: Reprodução

Não respeitar as instruções de uso dos produtos 

Deixar o produto nos cabelos por muito tempo – a mais ou a menos – que o recomendado ou usá-lo de forma inadequada, como, por exemplo, passar o condicionador na raiz, compromete a ação dos princípios ativos e, por consequência, o efeito esperado, indica Alex.

“Um erro comum é não enxaguar o cabelo em abundância após utilizar cada produto. Deixar resquícios nos fios pode danificar a estrutura capilar a longo prazo e impedir a ação plena de cada produto, deixando os cabelos com acúmulo de resíduos, aparência elástica e quebradiça”. Por isso, é sempre mais indicado ler atentamente o rótulo de cada produto e seguir todas as orientações de uso. 

Cuidados com os cabelo | Foto: Reprodução

Misturar shampoo e condicionador diferentes

Sabe por que é importante usar sempre o conjunto da mesma marca? Porque são produtos desenvolvidos com eficácia testada em pares, de forma que um ingrediente potencializa os efeitos do outro. Alex alerta que “ao misturar produtos de linhas diferentes, além de ter menos eficácia em ambos os produtos, corre-se o risco de ter condicionamento insuficiente ou em excesso, resultando em um cabelo ressecado e poroso”.

Foto capa: Reprodução/web

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: