Alerta trend: Cabelos brancos e grisalhos estão em alta

Alerta trend: Cabelos brancos e grisalhos estão em alta

Você sabia que os cabelos brancos e grisalhos estão em alta? O vilão das mulheres aparece em alto como sinônimo de estilo e aceitação.

Mas, durante esse período que estamos vivendo, da pandemia da Covid-19 e tantas restrições, os cabelos brancos e grisalhos, em especial para as mulheres, ganhou um novo status e, literalmente, passou a fazer parte da cabeça de muitas. Com os salões fechados, o isolamento social, muita gente decidiu abandonar a ditadura das tinturas e deixar os fios com a cor natural o que, em muitos casos, significa assumir os brancos. 

Foto: Reprodução/ Divulgação | Pinterest

Por que os cabelos embranquecem?

Deixar de pintar os fios e assumi-los em sua cor natural é, também, chamado de processo de transição capilar (assim como acontece com quem alisa e decide retomar as madeixas crespas ou cacheadas). 

A causa do embranquecimento é a falta de melanina, pigmento responsável pela coloração, e é parte do processo natural de envelhecimento. Mas não existe uma faixa etária que determine o início do aparecimento da canície (nome científico para os cabelos brancos).

Foto: Reprodução/ Divulgação | Pinterest

Algumas pessoas mais jovens podem apresentá-la devido a fatores genéticos, estresse, doenças e até o uso de medicamentos (como alguns antibióticos a ansiolíticos), que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos”, explica a médica tricologista Luciana Passoni. 

Luciana Passoni (médica) | Foto: reprodução

Mas engana-se quem pensa que basta parar de pintar os fios, as raízes vão aparecer brancas e é só deixar crescer e pronto! Não! Os cabelos brancos e grisalhos necessitam, e muito, de cuidados para ficarem saudáveis, alinhados e chamarem a atenção positivamente.

A decapagem é um bom método para quando existe o desejo de mudar o visual (consiste em remover pigmentos escuros de um cabelo pintado e na sequência tonalizar até a cor ficar mais próxima de um grisalho natural).

outros métodos também podem ser eficazes para fazer a transição para os cabelos grisalhos, como as luzes invertidas, para igualar a cor e um bom corte de cabeço para se livrar da parte com química. 

Foto: Reprodução/ Divulgação | Pinterest

Cabelos brancos e grisalhos: Dicas de manutenção

Para a médica é muito importante que se crie um cronograma capilar para os cabelos grisalhos e isso inclui tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução capilar.

Outra dica da doutora Luciana é usar óleo capilar 100% vegetal (como o óleo de coco ou argan) porque nutrem a fibra profundamente e tem ação umectante. Já no verão, o verão, e o uso de leave-in com protetor solar e UV é sempre indispensável e durante o inverno evitar a lavagem na água quente.

Foto: Reprodução/ Divulgação | Pinterest

Ao que tudo indica os grisalhos vieram para ficar no universo feminino e estão se tornando sinônimo de elegância, sofisticação e sensualidade, não mais só para homens. 

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: