Beleza & Saúde Cabelos

Como cuidar dos cabelos grisalhos?

Alguns cuidados podem deixar seus cabelos grisalhos ainda mais bonitos e saudáveis. Confira as dicas de cuidados especiais.

Os cabelos grisalhos aparecem aos poucos. Algumas mulheres já ganham mexas grisalhas antes dos 30 anos, outras têm as raízes embranquecidas com o tempo. Não há uma idade certa para que o grisalho comece, o processo é gradual e têm início entre os 35 e 45 anos.

Cabelo grisalho | Foto: Reprodução

Durante a pandemia muitas mulheres deixaram de pintar seus fios e assumiram os cabelos grisalhos ou brancos. Essa “Revolução Grisalha” vem de mulheres de personalidade forte e com discurso sobre aceitação da passagem do tempo. Dentre essas mulheres estão muitas famosas como Glória Pires, Astrid Fontenelle, Preta Gil, a atriz Samara Felippo, entre outras.

“Porém, estes cabelos necessitam cuidados especiais, são fios que já perderam algumas propriedades, possuem cutículas mais abertas e sendo assim ficam mais porosos.” comenta o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo. 

Cuidados com cabelo grisalho | Foto: Reprodução

De acordo com Tharik, os fios aguentam menos tração e processos químicos. Portanto, para manter a cabeleira platinada bonita e saudável, é preciso certo grau de dedicação.

O cabelo “perde a cor” naturalmente porque a função de uma célula responsável pela melanina das madeixas é reduzida progressivamente ao longo do tempo. Primeiro vem o grisalho e depois os fios começam a ficar embranquecidos. “Com a falta do pigmento, os fios ficam mais fracos e exigem cuidados específicos, tendo em vista que a proteína influencia e estimula a maciez e hidratação capilar.” explica o tricologista.

Como manter os cabelos grisalhos saudáveis | Foto: Reprodução

Os cabelos naturalmente brancos podem sofrer algumas quedas e ficam mais vulneráveis diante de químicas e colorações. Por isso, é indicado que mantenha uma rotina de hidratação e nutrição uma vez por semana, assim como ter cuidados básicos. As principais vitaminas que previnem o aspecto envelhecido são as Vitaminas A e E. Elas geralmente são encontradas em produtos que contenham tocoferol, por isso a necessidade de consultar os rótulos.

Cabelos grisalhos: Quais os cuidados?

O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica. O cabeleireiro especialista Tharik Bonomo traz dicas de como manter esse cuidado, confira:

Utilize produtos indicados

Utilizar produtos adequados para os cabelos grisalhos auxilia no cuidado e saúde dos fios. “Shampoos e condicionadores matizadores, possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol. Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação.” argumenta Tharik.

Diferentes cabelos grisalhos | Foto: Reprodução

Mantenha uma boa hidratação

O cabelo branco é mais ressecado. Como ele tende a ficar mais fraco e poroso, acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais.

A hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita através de uma rotina caseira de cuidados. Invista em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.

Proteja do sol

Como os cabelos estão sem pigmento e consequentemente mais sensíveis, a cabeleira é muito suscetível aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.

Samara Felippo | Foto: Reprodução

Evite aparelhos térmicos

Segundo o tricologista Tharik, aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha, devem ser evitados em cabelos grisalhos. O uso com frequência danifica e leva a quebra dos fios. Em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.

O que deixa os jovens grisalhos

Já reparou que algumas pessoas ganham fios brancos antes dos 30 anos? A predisposição genética conta bastante nesses casos, mas há fatores externos que também favorecem essa prematuridade, como exposição a poluição do ar e radiação ultravioleta, além de tabagismo e estilo de dieta, assim como também picos muito frequentes de estresse. “Ter acompanhamento de um especialista na área é indispensável nestes momentos.” Finaliza Tharik.

Foto capa: Reprodução

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: