Especialista capilar Raquel Souza conta como identificar e o que fazer para tratar do cabelo poroso. Confira tudo!
Um cabelo poroso é aquele cujos fios se apresentam ressecados, opacos, sem brilho, sem ou com má elasticidade, além de fracos, quebradiços e com bastante frizz. A porosidade nos diz que o fio tem uma lesão mais profunda, atingindo a segunda camada da fibra capilar conhecida como córtex.

A porosidade é uma medida da capacidade do cabelo de absorver e reter a umidade. Também pode ser descrito como o indicador de quão facilmente a umidade pode penetrar no cabelo. A porosidade do cabelo é amplamente determinada pela genética, mas também pode ser alterada por fatores externos, como calor e processamento químico.
A cabeleireira e especialista capilar Raquel Souza comenta que o cabelo poroso é um problema muito comum entre as pessoas que se preocupam com a saúde e a aparência dos seus cabelos. Esse problema pode ser causado por vários fatores, como exposição excessiva ao sol, à água clorada, secador de cabelo, chapinha e babyliss. Além disso, os processos químicos realizados de maneira inadequada como colorações, alisamentos e descloração também podem levar ao aparecimento de cabelos porosos.
Quando falamos de cabelo, o nível de porosidade é determinado pela estrutura da cutícula do cabelo, que é a camada mais interna da haste do fio individual.
Porosidade alta X Porosidade baixa
Os cabelos de porosidade baixa possuem uma camada de cutícula altamente aderente, que torna a penetração de umidade mais difícil. Estes tipos de fios tendem a demorar para secar, são resistentes à coloração e tratamentos químicos, e são propensos ao acúmulo de produtos. Por outro lado, o cabelo de alta porosidade tem lacunas e aberturas na camada da cutícula, permitindo que os fios percam a umidade facilmente.

Como reconhecer um cabelo poroso?
– Falta de brilho;
– Ressecamento frequente e excessivo;
– Excesso de frizz;
– Os fios quebram com muita facilidade;
– As pontas secam muito mais rápido após as lavagens;
– Dificuldade em retenção de hidratação e dificuldade na modelagem.
Raquel Souza explica que para cuidar de um cabelo poroso é importante seguir algumas dicas básicas, como evitar a exposição ao sol e água quente, usar protetores térmicos antes de usar utensílios de calor, evitar lavagens frequentes, água muito quente e uso de produtos inadequados.
Existem diversos tratamentos e produtos que podem ser usados para ajudar na recuperação de um cabelo poroso. Entre eles, podemos citar os seguintes: máscaras hidratantes, óleos capilares, aminoácidos e ceramidas. Esses produtos ajudam a reparar as cutículas danificadas e restaurar a hidratação natural dos fios.
Como cuidar e amenizar os tipos de porosidade do cabelo?
Baixa porosidade
Devido a resistência à umidade e dificuldade em obter a quantia ideal de umidade no cabelo, a preocupação com o ressecamento não é um problema iminente. O cabelo com porosidade baixa também pode ser propenso ao acúmulo de produtos, portanto, use produtos com hidratação mais intensa com moderação ou opte por produtos mais leves para evitar que o cabelo fique pesado.
A limpeza intermitente com um low-poo (xampu sem sulfato) também pode evitar que o cabelo com porosidade baixa fique pesado e ajuda a abrir a cutícula do cabelo para permitir que a umidade penetre de forma mais eficaz.
Média porosidade
Tem uma camada de cutícula mais solta, permitindo um fluxo constante, mas moderado, de umidade para dentro e para fora do cabelo. Cabelos com porosidade média geralmente lidam bem com penteados, colorações e processos químicos, mas esteja ciente de que tratamentos frequentes podem aumentar lentamente a porosidade do cabelo, dificultando a manutenção desses tratamentos com o tempo.
O cabelo de porosidade média tem pouca ou nenhuma dificuldade em absorver ou reter umidade e tende a ser relativamente saudável com exposição mínima a danos causadospor UV, produtos químicos ou processamento térmico. Produtos com umidade equilibrada podem ajudar o cabelo com porosidade média a permanecer saudável.
Alta porosidade
A camada de cutícula das fibras capilares possui poros e rachaduras que facilitam a troca de umidade entre o cabelo e o ambiente. Por isso, cabelos lisos podem sofrer com o frizz e emaranhamento em dias úmidos e com o ressecamento extremo em clima seco. O cabelo com porosidade elevada tem dificuldade em reter a umidade e tende a ser danificado mais facilmente em resultado da exposição aos raios UV, penteados térmicos e processos químicos.
O cabelo de alta porosidade se beneficia de muita nutrição e umidade, por isso é benéfico usar produtos ricos em umidade com adição de proteína para ajudar a dar brilho, nutrição e retenção de hidratação ao cabelo. Os produtos formulados com anti-umectantes fecham as cutículas do cabelo, evitando que absorvam grandes quantidades de umidade do ar, o que acaba em ondulações indesejadas. E os hidratantes leave-in garantem que seu cabelo se mantenha saudável, prevenindo o ressecamento ao longo do dia.
“Além disso, é importante buscar o acompanhamento e a ajuda de uma cabeleireira profissional, pois ela poderá avaliar o estado do seu cabelo e indicar o tratamento e os produtos mais adequados para a sua situação específica.” Finaliza Raquel Souza.
Curtiu saber sobre o cabelo poroso? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.
Foto Capa: Reprodução Web