Cadeiras e poltronas Charles Eames: como surgiu e como aderir?

Cadeiras e poltronas Charles Eames: como surgiu e como aderir?

Charles e Ray Eames são conhecidos por sua colaboração pessoal e artística e por seus projetos de mobiliários inovadores e dinâmicos que ajudaram a definir o modernismo. Juntos, desenvolveram novos processos de produção para tirar proveito dos materiais e tecnologias da época, buscando produzir objetos cotidianos de alta qualidade a um custo acessível.

Muitos de seus projetos são considerados clássicos contemporâneos, particularmente a Eames Lounge e as Shell Chairs, ao passo que a Casa Eames é tida como uma obra seminal da arquitetura moderna. O casal foi um dos nomes mais importantes do design e da arte no século XX, elaborando peças ousadas, minimalistas e contemporâneas, com entusiasmo, diversão e uma simplicidade altamente requintada. 

Foto: Reprodução – Atelier Clássico

Charles e Ray Eames tinham uma visão estética apurada e conseguiram dar forma a cadeiras e poltronas que complementam perfeitamente diferentes estilos de decoração, podendo ser usadas com facilidade na sala até na cozinha ou escritório. As poltronas e cadeiras de Charles Eames são ícones da decoração moderna e com certeza você já as viu em projetos de apartamentos e casas.

Essas peças têm como características as linhas finas e elegantes, os traços sutis, as formas modernas e funcionais e um toque de sofisticação unidos à simplicidade estética. 

Foto: Reprodução – Atelier Clássico

A poltrona Charles Eames foi criada em 1956, sua versão original foi desenvolvida como presente de aniversário para um amigo de Charles. Ela é feita até hoje da mesma maneira que foi concebida: com uma estrutura de madeira composta por sete camadas de cerejeira, nogueira ou madeira compensada, base e suportes em alumínio fundido, com apoio para os braços de borracha natural e assento em couro.

Por ser uma peça versátil, ela pode ser usada de forma prática em qualquer ambiente. No seu escritório ela ajuda a trazer imponência e sofisticação, podendo aparecer tanto na sala de espera ou no escritório em si. 

Foto: Reprodução – Atelier Clássico

Na sala de TV, a poltrona combina muito bem, pois proporciona o conforto necessário para passar longas horas assistindo televisão. Você poderá optar por modelos de cores clássicas ou tons mais escuros e sóbrios, dependendo da sua decoração. A dica é deixar a poltrona sempre em destaque, já que é um móvel que chama bastante atenção. A poltrona Charles Eames fica muito bacana contrastando com o moderno, linhas retas e o antigo. 

Foto: Reprodução – Atelier Clássico

Na sala de estar, ela pode ser posicionada próxima ao sofá, ou em um canto especial com um abajur, favorecendo um espaço de descanso, ideal para leituras. No quarto, ela pode ser usada para criar um ambiente de descanso, onde você pode relaxar. O único cuidado que você deve cuidar é que por ser uma poltrona espaçosa, é preciso ter cuidado para que o móvel não acabe impedindo a passagem. 


Vocês já conheciam a história dos móveis Charles Eames? Já viram em alguma decoração?

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: