Lifestyle Moda Casa

Cimento queimado: A tendência que se firmou na arquitetura de interiores

Conheça projetos que trazem diversas releituras do cimento queimado e inovam o décor com sofisticação e praticidade

Nos últimos anos, o cimento queimado surgiu como uma tendência ascendente e conquistou espaço nos mais diversos projetos de arquitetura de interiores, principalmente naqueles que apostaram em um décor com atitude e que converse com os traços do estilo industrial. 

Neste projeto, o cimento queimado é utilizado em um living sofisticado e com décor refinado, provando a versatilidade da técnica, que muitos acreditam ser exclusiva para projetos que sigam uma arquitetura brutalista ou industrial. | FOTO: Mariana Camargo

Porém, a alta na utilização da técnica como revestimento conquistou de vez o mercado: os profissionais de arquitetura e os consumidores podem hoje podem usufruir das mais diversas inovações no segmento, inclusive com variação de cores e de possibilidades, incluindo desde a técnica clássica, tintas próprias até o porcelanato.

Para entender mais sobre o assunto, a arquiteta e design de interioresDaniela Funari apresenta algumas soluções práticas e projetos sofisticados com a utilização do cimento queimado.

Onde e como usar o cimento queimado?

As principais dúvidas que surgem quando alguém quer inserir a técnica em algum projeto são exatamente aquelas mais simples: qual o melhor local para o revestimento e qual o tipo mais indicado para o projeto.

Para a primeira questão, Daniela afirma que pisos em geral são boas escolhas para o cimento queimado, principalmente aqueles situados em salas e varandas.

Neste projeto, o cimento queimado é utilizado em um living sofisticado e com décor refinado, provando a versatilidade da técnica, que muitos acreditam ser exclusiva para projetos que sigam uma arquitetura brutalista ou industrial. | FOTO: Mariana Camargo

Já para as paredes, a profissional relata um viés mais decorativo para compor ambientes como salas de estar, TV, home office e até dormitórios de jovens e adolescentes.

Já para a dúvida que relaciona a decisão entre executar o cimento queimado na pintura ou no porcelanato, a arquiteta indica: “a opção pelo porcelanato para espaços modernos, compostos com linhas contemporâneas de decoração. O material também é super bem-vindo para as propostas de integração entre salas, cozinhas e varanda“.

Para arrematar o projeto, a profissional conta que foram instalados painéis em madeira, propondo uma mescla de texturas com o cimento queimado e o tom mais escuro da madeira, que serviu para promover a compartimentação de ambientes ao mesmo tempo que mantém clara e fluida a circulação do espaço integrado. “A releitura do cimento queimado que atendeu super as expectativas dos moradores”, relembra Daniela Funari. | FOTO: Mariana Camargo

 Outra dica valiosa trazida pela profissional diz respeito às composições do décor que se harmonizam com a aparência do cimento queimado.

Segundo ela, tonalidades como o azul e o verde são escolhas excelentes quando o intuito é revelar um contraponto com o cimento. “Também gosto muito de uma palete de cores frias para decorar um ambiente com revestimento de cimento queimado“, compartilha. Com um leque de opções, ela também.

“Numa cor de cimento puxando mais para o bege, esse cimento queimado foi escolhido pela praticidade”, destaca Daniela, colocando em evidência a ampla paleta de cores que o material apresenta. “Para compor, executamos o painel todo marmorizado da sala, que juntamente com o cimento, adicionou a sofisticação que buscávamos”, ressalta. | FOTO: Mariana Camargo

Com um leque de opções, ela também reforça a ideia de que é necessário verificar e seguir as orientações de cada produto em específico. 

Não dá para sair aplicando da mesma maneira. Em nossos projetos, seguimos, à risca, as orientações indicadas por cada fabricante – seja com tinta, massa acrílica ou com um porcelanato”, reitera.

Foto Capa: Mariana Camargo

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: