Desfiles & Coleções Moda

Ferragamo: confira a coleção SS23 de Maximilian Davis, e novo logotipo da marca

A Ferragamo apresentou a coleção SS23, do novo diretor criativo Maximilian Davis, em Milão, e o novo logotipo da marca, desenhado pelo renomado designer Peter Saville.

Para a estréia de Maximilian Davis na Ferragamo, o designer revela um novo amanhecer para a marca: um renascimento de sua história em Hollywood. “Eu queria prestar homenagem ao início de Salvatore trazendo a cultura de Hollywood – mas a nova Hollywood”, explica Davis. “Sua facilidade e sensualidade; seu pôr-do-sol e o nascer do sol”.

Esta nova linguagem de luxo mistura a clareza contemporânea com a pureza do drapeado florentino: uma homenagem ao lar da casa. A elegância etérea se materializa através de malhas, seda líquida e camadas de organza, mas aparece fundamentada por sandálias de camurça tiradas da realidade renascentista, e o fascínio tangível dos acessórios lustrados.

O glamour lânguido e à beira-mar da nova Hollywood é subvertido por flashes de fetichismo: couros brilhantes, ajustes de segunda pele e micro shorts. Elementos essenciais do dia-a-dia – tops, golas polo, leggings – parecem quase perversos em sua simplicidade. Malhas sem esforço são amplas para revelar a pele por baixo, ou tão finas que parecem translúcidas. Até roupas de noite estão imbuídas de despreocupação.

Com base nos brilhantes sapatos vermelhos que Ferragamo fez para Marilyn Monroe em 1959, a coleção aparece repleta de cristais: as marcas de brilho e glamour de Hollywood refratadas novamente.

A alfaiataria transforma os clássicos tropos masculinos dos executivos dos anos 80 em um guarda-roupa moderno: de proporções perfeitas, alta qualidade refinamento formado a partir de tecidos muitas vezes reservados para roupas femininas. O smoking está impregnado de uma nova energia: camisa cortada em organza de seda e popelina de algodão; colarinhos ou mangas retiradas.

A bolsa Wanda – introduzida pela primeira vez em 1988 e com o nome da esposa de Salvatore – é reinterpretada em novas e elegantes proporções, enquanto uma bolsa de ombro prismática carrega uma sensação de modernidade minimalista. “Eu quero que cada peça pareça divertida, mas também desejável como um objeto”, diz Davis. “Para ficar por conta própria”.

As formas orgânicas são traduzidas com precisão linear. O novo salto Elina está nitidamente definido, enquanto o ressurgimento de uma bolsa recortada, agora realizado em couro envernizado com um interior de lona contrastante, ecoa as formas onduladas da joalheria escultural. Lenços flutuantes parecem aerodinâmicos; as estampas de arquivo reduzidas, redesenhadas e reimaginadas. Drapeadas em novas formas, elas revitalizam os códigos de formação do DNA Ferragamo. “Tratava-se de examinar o arquivo e estabelecer o que poderia ser redefinido para tornar-se relevante para hoje”. explica Davis.

Uma paleta extraída de Rachel Harrison’s Sunset Series coloriu estampas em degradê e malhas tingidas à mão; do branco óptico ao índigo profundo, amarelo-manteiga suave ao azul celeste. Um novo Pantone vermelho codifica formalmente a tonalidade icônica da marca, dominantemente visível em todo o e dentro do espaço do desfile, colorindo a areia que cobre o piso.

“A areia relaciona-se com Ferragamo, com Hollywood, com o oceano – mas também para mim, e para o meu próprio DNA”, explica Davis. “Para o que o mar significa para a cultura caribenha: um lugar onde você pode ir para refletir e sentir-se em um só lugar. Eu queria mostrar essa perspectiva, mas agora através das lentes Ferragamo”.

O desfile aconteceu no palácio do ex-seminário do Arcebispo de Milão, que foi encomendado por São Carlos Borromeo no século 17 e permanece considerado um modelo histórico da arquitetura barroca e neoclássica. Agora o tema de um projeto de conservação e renovação, o Seminário em breve receberá o hotel Portrait Milano e um novo destino no coração de Milão com butiques, restaurantes e um espaço de jardim.

Ferragamo: A mudança do logotipo

Um novo capítulo está sendo escrito na Ferragamo: uma conversa entre o clássico e o contemporâneo, baseando-se tanto na herança quanto numa visão clara do agora. Reconhecendo a importância de cada elemento para o todo, a jornada de reinvenção, o senso aguçado de elegância e respeito ao trabalho artesanal envolvido, começa na fundação: as letras utilizadas, a forma que assumem, as palavras que formam.

Nova logo da casa de moda Ferragamo | Foto: Divulgação Ferragamo

A caligrafia do fundador é traduzida em uma fonte serifa que é impactante, refinada, afirmativa como evidência, em uma tênue tensão entre o classicismo e a modernidade.

Ferragamo encarregou Peter Saville, o renomado designer gráfico, mestre de associações inesperadas e um estilo energeticamente simplificado, para criar o novo logotipo para o qual ele concebeu uma versão modernista em uma fonte clássica, lembrando as inscrições clássicas em pedra que inspiraram os artistas renascentistas.

Filtrado através de uma lente resolutamente reducionista, é carregado com um sentido de história em vez de ser carregado com o peso da história. Todas as referências são despidas até uma aura, infundindo uma essência do clássico em torno da modernidade do olhar para o futuro. Uma intenção modernista e sensual é definida em um logotipo que parece que sempre esteve lá.

Nova logo estampada em calçado: Divulgação Ferragamo

“O patrimônio de Florença está na cultura da empresa: isso me levou à escolha de uma fonte clássica. A visão é precisa e moderna. A partir daí, a fonte é reduzida e torna-se modernista. Depois há o trabalho artesanal, que é quintessencialmente Ferragamo, que é condensado na ideia de uma inscrição gravada em pedra. Dentro desta tensão está o novo logotipo e o complexo equilíbrio que ele expressa” diz Peter Saville.

“A história é um imenso tesouro para uma casa que a possui”. O novo logotipo da Ferragamo contém e expande tanto a história quanto o agora. Longe de ser apenas um logotipo, ele é um que irá enquadrar e dirigir o novo capítulo que está prestes a ser escrito”, diz Marco Gobbetti.

Fotos e Capa: Divulgação Ferragamo

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: