Confira tudo sobre o processo de escolha da cor do ano e o porque a Viva Magenta foi eleita a cor de 2023.
A Viva Magenta foi eleita a cor do ano de 2023 pela Pantone – empresa responsável por fazer pesquisas de tendências de cores na moda e no design criada em 1985.

A cor, que traz em sua identidade os elementos da natureza tem o toque otimista e cheio de energia para os próximos tempos, além de ser alegre e cheia de vida. Confira tudo sobre o processo de escolha da Viva Magenta, o trabalho da Pantone e a sua relação com as outras tonalidades escolhidas no pós pandemia.
O que é a Pantone?
A Pantone é uma empresa criada em 1985 que realiza diversas pesquisas de tendências de cores para a moda e o design sendo uma importante referência para esses segmentos.

O projeto da cor do ano começou em 1999 quando o Cerulean – uma tonalidade de azul claro – foi escolhido para representar o início do milênio, dando origem à tradição de ao final do ano a empresa revelar qual será a tonalidade e sua mensagem para o ano que se inicia.
Como a cor do ano é escolhida pela Pantone?
Para escolher a cor do ano, a Pantone realiza uma pesquisa aprofundada global com diversos segmentos , e estes direcionamentos auxiliam na definição da cor de maior influência, na sequencia o nome é escolhido pelos membros que batizam a tonalidade do ano com um nome que esteja relacionado aos sentimentos que essa cor expressa.

Viva Magenta: A cor do ano de 2023
De acordo com a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman “Procuramos inspirarmos na natureza e no que é real. Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho cochonilha, um dos corantes mais preciosos e naturais. Enraizado no primordial, o Viva Magenta os reconecta com a matéria original, invocando as forças da natureza.”
A cor Viva Magenta traz a força, a energia e o toque corajoso e otimista para os novos tempos, tendo como base o vermelho e o toque de fúcsia em sua composição. Vale ressaltar que a escolha da cor Viva Magenta para 2023 reflete uma consolidação que começou ainda na pandemia em 2020.

No ano seguinte, em 2021 a pantone elegeu não uma mas duas cores para o ano: O iluminating e o Ultimate Gray, onde o primeiro, um tom de amarelo remete a vivacidade e alegria e o tom de cinza que transmite a estabilidade, resistência com um toque clássico e minimalista.
Já para o ano de 2022, temos o Very Peri como a cor do ano, um tom de lavanda, que a bastante tempo já tentava se emplacar como uma grande tendência e que tem seu momento de destaque trazendo para 2022 o toque otimista e confiante para os novos tempos.

Dessa forma, temos o Viva Magenta consolidando teoricamente de maneira positiva todos os esforços e obstáculos que vieram junto com a pandemia, passando pelos momentos nebulosos (ainda em 2021) projetando otimismo e esperança de dias melhores (2022) obtendo força e energia para viver os novos dias (2023).
Curtiu as novidades do Viva Magenta? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.
Foto Capa: Reprodução