Beleza & Saúde Skincare

Cuidados com a barba: confira dicas para manter a pele saudável

Dermatologista e cofundadora da Formel Skin compartilha cuidados com a barba essenciais o crescimento saudável dos pelos, evitando danos à pele e outros possíveis problemas

Cada pessoa tem sua rotina de cuidados pessoais com corpo e cabelos, a busca pela barba bonita e sempre bem preenchida nem sempre vem acompanhada de cuidados com a barba, o que faz com que surjam dúvidas de como tratá-las corretamente e, assim, conseguir manter a pele saudável.

Quais os cuidados com a barba necessários? | Foto: Reprodução/Web

Uma barba mal cuidada não se limita aos fios sem brilho, quebradiços e ressecados. A falta de higiene e/ ou cuidados com a barba começa a causar coceira, irritação na pele e mau cheiro, além de pelos encravados”, explica Dra. Sarah Bechstein, dermatologista e cofundadora da health tech alemã FORMEL Skin

A especialista alerta que, no intuito de acelerar o crescimento, engrossar e/ ou preencher as falhas na barba, é comum que pacientes tentem usar medicamentos, ou receitas caseiras, sem acompanhamento de um profissional. Segundo Sarah, deve-se evitar qualquer tipo de tratamento sem a consulta de um dermatologista de confiança, que poderá avaliar as especificidades de cada pele e prescrever os produtos adequados. 

Há uma série de mitos sobre os cuidados com a barba | Foto: Reprodução/Web

“O uso de produtos não recomendados pode resultar, no mínimo, em um ressecamento dos fios e pele, ou no aumento da oleosidade e sensibilidade. Além disso, a falta de cuidado ou uso inadequado de fórmulas pode estender as consequências para a pele, aumentando o risco de acnes, dermatite, entre outras doenças dermatológicas”, ressalta Bechstein.

Passos importantes para limpeza

Para a dermatologista, o primeiro passo é a higienização com shampoos mais indicados e condicionadores leves. Ela reforça que manter a barba limpa ajuda a controlar a oleosidade e eliminar a impurezas acumuladas ao longo do dia.

Para o segundo passo, é extremamente importante secar muito bem a barba, pois um ambiente úmido se torna mais propício para a proliferação de fungos, causando caspa, problemas de pele e queda dos fios. 

Por fim, com a barba limpa e completamente seca, Sarah recomenda o uso de óleos ou balms específicos (produtos sem enxágue), aplicando por toda extensão dos fios. O resultado é uma barba hidratada com brilho e maciez. 

Atenção ao combinar produtos

O uso de maquiagens e outros produtos de pele não são exclusivos da pele feminina. A maquiagem em peles com barba também requer alguns cuidados, já que esta tende a ser mais áspera e oleosa.

Por isso, Sarah explica que é muito importante que seja feita uma boa limpeza da pele antes de aplicar qualquer produto, caso contrário, podem surgir ou piorar eventuais problemas de pele. Também é indispensável o uso de protetor solar facial indicado para cada tipo de pele antes da aplicação da maquiagem. Além disso, retirar a maquiagem e higienizar corretamente a pele antes de dormir é fundamental.

Itens para manter os cuidados com a barba | Foto: Reprodução/Web

Desvendando mitos 

Um dos mitos que mais se ouve sobre a barba é sobre achar que quanto mais se raspa com a lâmina, mais ela cresce. Segundo Sarah, não existe técnica de barbear que altere o ciclo do crescimento. “A lâmina somente corta os fios, sem alcançar a raiz do bulbo capilar (folículo piloso), o verdadeiro responsável pelo crescimento dos fios, que fica em camadas mais profundas da pele” esclarece.

De acordo com a dermatologista, outro mito é achar que lavar a barba apenas com água e sabão é o suficiente. Como dito, ter a barba bonita, macia e saudável requer cuidados e uso de produtos específicos. 

Caso o paciente não seja tão familiarizado com rotinas de cuidado com a pele, basta lembrar sempre dos cuidados básicos: higienizar, hidratar e aparar, além do acompanhamento contínuo de um dermatologista, que é indispensável”, finaliza.

Foto Capa: Reprodução/Web

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: