Beleza & Saúde Skincare

Os 4 principais cuidados com a pele no verão

A dermatologista Dra. Judith Cavalcante dá dicas sobre os cuidado com a pele no verão para a manter mais saudável. Confira o que fazer!

Os dias mais quentes são convidativos para atividades ao ar livre, como uma boa caminhada, piscina ou praia, entre outras opções. No entanto, o cuidado com a pele deve ser intensificado neste período para evitar insolação, queimaduras, manchas e, principalmente, o câncer de pele.

A dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, alerta que a radiação solar é a grande responsável pelos sinais do envelhecimento na pele, causando perda da espessura, elasticidade e firmeza, resultando em rugas e flacidez.  

De acordo com a especialista, o verão requer quatro cuidados fundamentais com a pele, seja do rosto ou do corpo. São eles:

Proteção solar

Use filtro solar com FPS mínimo de 30 e reaplique a cada 3 horas. Dê atenção especial para áreas mais expostas ao sol: rosto, colo, ombros, mãos e pernas. Associe o filtro sempre com outras medidas: roupas e chapéus com proteção solar ou, se preferir, opte por espaços com sombra, além de evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre às 10h e 16h. 

Hidratação

Uma pele hidratada reage melhor às agressões do ambiente, como a radiação solar ou excesso de cloro da piscina. Isso inclui o uso de loções/cremes hidratantes, também no pós-sol, além do aumento do consumo de água. Por sua textura fluida, os hidratantes em loção são uma boa opção por serem rapidamente absorvidos e não deixarem a pele grudenta.

Limpeza

A limpeza da pele durante o verão é importante para remover adequadamente o filtro solar, sal, cloro e impurezas acumuladas ao longo do dia. Entretanto, deve ser suave para garantir a manutenção da camada protetora da pele e ajudar a manter a hidratação. Os óleos de banho, por exemplo, promovem uma higiene suave e removem os resíduos de protetor solar por meio da limpeza óleo a óleo.

Água termal

Além de refrescar a pele do calor, a água termal tem ação calmante. O produto pode ser aplicado no cabelo e no corpo para potencializar a hidratação.

Verão x Depilação

Para aqueles que optam por se depilar durante o verão, a dermatologista reforça que não é recomendado a retirada dos pelos corporais e faciais imediatamente antes de se expor à praia ou piscina, por exemplo. Mesmo os métodos de depilação mais gentis podem gerar pequenas irritações ou arranhões na pele, sendo foco para infecções. 

Após a depilação, devemos esperar no mínimo 24 horas para nos submetermos a esses ambientes, pois a recuperação da pele após o procedimento pode ser mais lenta pela umidade do ambiente, alta temperatura e atrito com a areia“, explica. A especialista orienta ainda que as áreas da pele irritada também têm maior risco de manchar quando expostas ao sol, sendo necessário optar por métodos mais suaves para a retirada dos pelos, a fim de evitar alergias e arranhões.

Foto Capa: Reprodução

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: