Dicionário do Xadrez: Você conhece todos?

Dicionário do Xadrez: Você conhece todos?

Oi gente! A temporada mais elegante do ano está chegando e com ela, uma padronagem clássica: O Xadrez, que aparece com bastante destaque entre as tendências de Inverno 2021, cheia de estilo e sofisticação.

Foto: Reprodução da Internet

Mas afinal, o que é o Xadrez?

É um padrão feito com séries de tiras entrecruzadas em ângulos retos, com larguras uniformes ou diferentes. São produzidas originalmente apenas no tear, alguns desenhos mais complexos foram adaptados por designers de estampas.

Os tipos de Xadrez

Madras – Numa pegada colorida e delicada, ele aparece no vestuário masculino e feminino em peças com tecidos mais leves geralmente nas coleções de primavera e verão. Seu nome é uma referência a cidade de Madras na Índia, e seu trabalho é inspirado no Patchwork.

Foto: Reprodução| Pinterest

Vichy – Conhecido como Xadrez piquenique, ele aparece tradicionalmente nas cores preto e branco, vermelho ou azul. Pode aparecer em tramas maiores ou menores. 

Tem origem francesa, a cidade de Vichy onde era produzido em larga escala, a padronagem ficou conhecida na década de 50 logo após a segunda guerra mundial. 

Foto: Reprodução| Pinterest

Buffalo Check – O xadrez que é a cara da moda dos anos 90, onde o estilo grunge deu voz a uma geração, essa padronagem  possui a mesma estrutura do xadrez vichy, porém com escalas de quadrados maiores, numa pegada mais pesada, aparecendo em blusas flaneladas, mantas, nas cores preto e vermelho.

Foto: Reprodução| Pinterest

Pied-de-Poule e Pied-de-Coq – O primeiro tem a tradução de “pé de galinha” porque os desenhos fazem alusão às pegadas do animal em tamanho menor.

Já o segundo, é a tradução de “pé de galo!”. Os desenhos quadrados são maiores e fazem alusão às pegadas deixadas pelo galo. A origem dessa padronagem é escocesa e significa paz, e não violência.

Foto: Reprodução| Pinterest

Príncipe de Gales – O mais tradicional dentre as padronagens, o príncipe de Gales ganha esse nome porque era muito utilizado pelo Duque de Windsor (Edward VIII, Príncipe de Gales), que emprestou seu título de Duque à padronagem.

Originalmente, essa padronagem em Xadrez tem origem escocesa, e inicialmente se aplicava mais a moda masculina.

Foto: Reprodução| Pinterest

Argyle – A presença de losangos nessa padronagem de Xadrez é a principal característica desse estilo. Muito comum entre os looks nerds, o Xadrez Argyle aparece em meias, suéteres e agasalhos. Possui linhas mais finas que podem vir coloridas ou em tons mais sóbrios.

Foto: Reprodução| Pinterest

O xadrez tartan e o Burberry

Original da Escócia, tartan significa “tecido de lã leve”, e no século XVIII, servia para identificar os clãs escoceses (famílias). A padronagem é composta por diferentes linhas com cores variadas, sendo um clássico da moda.

Foto: Reprodução| Pinterest

Clássico dos clássicos, o xadrez Burberry é uma variação do tartan, original da Escócia. Apareceu pela primeira vez na marca em 1924 nas cores bege, preto, branco e vermelho e ganhou sua patente no mesmo ano. 

Foto: Reprodução| Pinterest

Dentre as peças em que a padronagem aparece, sapatos e acessórios, e as famosas trench coats da Burberry.

E aí? Qual o seu Xadrez favorito? Conta para mim nos comentários!
Beijos da blogueira.

6 comentários sobre “Dicionário do Xadrez: Você conhece todos?

  1. Olá, tudo bem?

    Acho lindo xadrez, mas não sei o motivo é bem dificil de encontrar onde moro algo relacionado ou eu não procurei direitinho rsrsrs
    Esse look da thassia naves esta tudo de bom, amooo

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: