Tricologista Viviane Coutinho também ensina a higienizar os objetos
Poucas pessoas se preocupam com o tipo de pentes e escovas ideais para os seus cabelos. Mas, para manter a saúde dos fios, é necessário acertar na escolha.
Segundo a tricologista Viviane Coutinho, usar pentes e escovas, respeitando o tipo de fio, ameniza a quebra e facilita a penteabilidade. Confira as dicas a seguir:

Especialista dá dicas de modelos: Os tipos de pente
Dentes largos – Ideal para cabelos crespos, ondulados e para fios grossos. O espaço entre os dentes auxilia no desembaraço, sem gerar atrito ou agressão aos fios.
É preciso se atentar que os cabelos devem ser desembaraçados no banho, com a ajuda de um creme para pentear, sem o uso do pente nesse momento. Fazer o processo com os fios totalmente encharcados pode quebrá-los, assim como com eles secos, prejudicando assim, a saúde capilar.

Pente de madeira – É indicado para todos os tipos de cabelos. Ele ajuda também a combater o frizz. Ao contrário do modelo de plástico, a madeira ajuda a eliminar a eletricidade estática do cabelo, que causa o arrepio.

Pente finos – Destinado a cabelos lisos ou levemente ondulados. Muitas pessoas acreditam que ele ajuda a alisar os fios, mas os fios já precisam ser lisos para que o efeito seja potencializado.
É um bom modelo também para fazer penteados. Mas, para isso, use sempre com os fios úmidos, já que o pouco espaço entre os dentes do pente pode agredir os cabelos se eles estiverem secos.

Pente garfo – Próprio para cabelos crespos. Ajuda a acentuar e valorizar o volume das madeixas. O pente cria um visual cheio de empoderamento e personalidade.
Vale lembrar que este modelo não deve ser usado para desembaraçar os cabelos. Os fios já devem estar desembaraçados e secos.

Pente jacaré – É ideal para cabelos lisos e ondulados, pois produz volume nos fios.

Especialista dá dicas: Os tipos de escova
Redonda – É ideal para modelar os cabelo.

Chapada – Boa para desembaraçar os fios longos e volumosos.

Vazada– Permite a circulação de ar agilizando a secagem dos cabelos.

Raquete – Possui cerdas flexíveis capazes de desembaraçar diferentes tipos de cabelo.

É importante frisar que a higienização dos fios e dos utensílios são fundamentais para que a saúde capilar esteja sempre em dia. Principalmente as escovas acumulam poeira, oleosidade, resíduos de produtos e células mortas, o que torna um ambiente favorável para o crescimento de ácaros, bactérias e fungos.
Isso pode gerar problemas como a caspa, dermatite e outras doenças. O ideal é que a limpeza seja feita, no mínimo, uma vez por semana. Confira as dicas!

1- Retire os fios do pente ou escova com as mãos. Caso haja algum preso, use um palito de dentes ou um pente fino para afrouxá-lo.
2- Misture detergente neutro ou shampoo em uma tigela com água morna e deixe de molho por 15 minutos.
3- Esfregue levemente o pente ou escova com uma escova de dentes não usada.
4- Após o processo, enxague em água quente e deixe secar naturalmente ou com o secador de cabelo.
5- Para desinfetar, encha uma tigela com álcool 70º e deixe o objeto repousando por 10 minutos.
6 – Enxague em água morna e deixe secar.