Beleza & Saúde Cabelos

Especialista dá dicas de modelos de pentes e escovas para cada tipo de cabelo

Tricologista Viviane Coutinho também ensina a higienizar os objetos

Poucas pessoas se preocupam com o tipo de pentes e escovas ideais para os seus cabelos. Mas, para manter a saúde dos fios, é necessário acertar na escolha.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, usar pentes e escovas, respeitando o tipo de fio, ameniza a quebra e facilita a penteabilidade. Confira as dicas a seguir:

Viviane Coutinho | Foto: Divulgação

Especialista dá dicas de modelos: Os tipos de pente

Dentes largos – Ideal para cabelos crespos, ondulados e para fios grossos. O espaço entre os dentes auxilia no desembaraço, sem gerar atrito ou agressão aos fios. 

É preciso se atentar que os cabelos devem ser desembaraçados no banho, com a ajuda de um creme para pentear, sem o uso do pente nesse momento. Fazer o processo com os fios totalmente encharcados pode quebrá-los, assim como com eles secos, prejudicando assim, a saúde capilar.

Foto: Reprodução/Web

Pente de madeira – É indicado para todos os tipos de cabelos. Ele ajuda também a combater o frizz. Ao contrário do modelo de plástico, a madeira ajuda a eliminar a eletricidade estática do cabelo, que causa o arrepio. 

Foto: Reprodução/Web

Pente finos – Destinado a cabelos lisos ou levemente ondulados. Muitas pessoas acreditam que ele ajuda a alisar os fios, mas os fios já precisam ser lisos para que o efeito seja potencializado.  

É um bom modelo também para fazer penteados. Mas, para isso, use sempre com os fios úmidos, já que o pouco espaço entre os dentes do pente pode agredir os cabelos se eles estiverem secos. 

Foto: Reprodução/Web

Pente garfo – Próprio para cabelos crespos. Ajuda a acentuar e valorizar o volume das madeixas. O pente cria um visual cheio de empoderamento e personalidade. 

Vale lembrar que este modelo não deve ser usado para desembaraçar os cabelos. Os fios já devem estar desembaraçados e secos. 

Foto: Reprodução/Web

Pente jacaré – É ideal para cabelos lisos e ondulados, pois produz volume nos fios.

Foto: Reprodução/Web

Especialista dá dicas: Os tipos de escova

Redonda – É ideal para modelar os cabelo.

Foto: Reprodução/Web

Chapada – Boa para desembaraçar os fios longos e volumosos. 

Foto: Reprodução/Web

Vazada– Permite a circulação de ar agilizando a secagem dos cabelos. 

Foto: Reprodução/Web

Raquete – Possui cerdas flexíveis capazes de desembaraçar diferentes tipos de cabelo.

Foto: Reprodução/Web

É importante frisar que a higienização dos fios e dos utensílios são fundamentais para que a saúde capilar esteja sempre em dia. Principalmente as escovas acumulam poeira, oleosidade, resíduos de produtos e células mortas, o que torna um ambiente favorável para o crescimento de ácaros, bactérias e fungos.

Isso pode gerar problemas como a caspa, dermatite e outras doenças. O ideal é que a limpeza seja feita, no mínimo, uma vez por semana. Confira as dicas!

Foto: Reprodução/Web

1-     Retire os fios do pente ou escova com as mãos. Caso haja algum preso, use um palito de dentes ou um pente fino para afrouxá-lo.

2-     Misture detergente neutro ou shampoo em uma tigela com água morna e deixe de molho por 15 minutos.

3-     Esfregue levemente o pente ou escova com uma escova de dentes não usada.

4-     Após o processo, enxague em água quente e deixe secar naturalmente ou com o secador de cabelo.

5- Para desinfetar, encha uma tigela com álcool 70º e deixe o objeto repousando por 10 minutos.

6 – Enxague em água morna e deixe secar. 

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: