Looks & Estilo Moda

Você sabe decifrar etiquetas corretamente na hora de lavar roupas?

Confira o que são as etiquetas nas peças de roupa e aprenda a lavar cada uma delas, preservando sua roupa por mais tempo.

Quem lava a roupa sozinho sabe da dificuldade em se adequar aos processos de lavagem e às exigências dos fabricantes especificadas nas etiquetas de conservação. Muitas pessoas, inclusive, ignoram essa leitura de etiquetas e acabam danificando a peça de roupa ao lavar de maneira incorreta.

Veja como lavar roupas corretamente | Foto: Reprodução

“Tecidos diferentes exigem atenção, inclusive no que se refere à cor e às fibras. Peças como cetim e seda por exemplo, são muito delicadas e precisam de um cuidado especial. Essa variedade de tecidos faz com que a leitura da etiqueta seja mais que necessária, porque qualquer detalhe pode ser crucial para a qualidade da roupa após o término do processo de lavagem”, comenta José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia.

O desafio de ler a etiqueta é justamente entender os diversos símbolos, pois não há breve descrição sobre o que significam. Para ajudar a decifrá-los, Previero apresenta dicas que facilitam no entendimento na hora de lavar as peças de roupa. “É importante ressaltar que os pontos dentro dos ícones indicam a temperatura ideal para cada processo”, afirma o especialista.

Você pode identificar um símbolo de acordo com o grupo a que ele pertence. A base de cada desenho mostra uma etapa do processo de conservação da roupa. Aqui você confere os grupos básicos: Tina = lavagem, Triângulo = alvejamento, Quadrado = secagem, Círculo = lavagem a seco ou lavagem química, e Ferro = passadoria. Confira mais detalhes abaixo:

Para lavar

Os símbolos da tina  vão indicar se a peça pode ser lavada na máquina ou na mão, assim como instruções para o enxágue e sobre a temperatura ideal para cada lavagem. No caso da imagem da tina com água, significa que a peça pode ser lavada normalmente na mão ou na máquina, dentro de um ciclo comum de lavagem.

Já a que consta um número, diz respeito à temperatura limite que a peça pode ser lavada. Para as opções que vem com pontos dentro da bacia, significa o limite de temperatura: Um ponto corresponde à temperatura fria ou baixa; Dois pontos correspondem à temperatura morna ou média; Três pontos correspondem quente ou alta temperatura;

Processo de lavagem | Foto: Reprodução

No caso da tina com traço inferior, a peça deve ser centrifugada de forma lenta, delicada ou, até mesmo, se deve optar por não centrifugar. Quando se tem a imagem com 2 traços inferiores, trata-se de uma peça mais delicada e que exige mais cuidados: ela não pode ser centrifugada e precisa estar em um ciclo suave de lavagem. Por fim, a figura com o X significa que a peça não pode ser lavada com água, apenas por limpeza a seco.

Na hora de alvejar

O triângulo significa o alvejamento das roupas com ou sem cloro ou, então, a proibição dessa etapa. O triângulo vazio indica que a peça pode ser lavada com cloro no alvejante de forma normal. Já o triângulo com linhas dentro dele significa que é permitido o uso de alvejante sem cloro. Já o triângulo com X, entende-se que a peça não deve ser lavada com o uso de alvejante. 

Processo de alvejar | Foto: Reprodução

A limpeza a seco

Processo mais comum em lavanderias profissionais, a limpeza a seco pode ser realizada de várias formas com vários produtos, aliados a tira manchas de última geração, que proporcionam uma limpeza adequada para diversos tipos de tecido e de manchas.

Processo de lavagem a seco | Foto: Reprodução

Durante a secagem e para processos mais delicados

O símbolo do quadrado com um círculo dentro, significa que pode usar a secadora. Já quando é um quadrado com um ponto no círculo do meio, quer dizer que a roupa pode secar em máquina secadora, desde que em temperatura mínima.

No caso de quadrado com dois pontos no meio do círculo, a peça pode secar na máquina em temperatura média. O quadrado com três pontos no meio do círculo, quer dizer que a peça por secar na temperatura máxima.

Processo de secagem | Foto: Reprodução

O quadro com o círculo preto no meio significa que a peça deve receber uma secagem normal, sem calor. O X dentro do quadrado com um círculo indica que a roupa não pode secar em máquina secadora. Quando se tem apenas o quadrado sem círculo, isso representa que a peça pode secar no varal de forma natural. 

O quadrado com riscos verticais indica que as peças precisam secar no varal e na vertical, sem ter sido torcida. Por fim, um quadrado com um risco horizontal orienta que a peça deve ser pendurada na horizontal, sem ter que torcê-la. 

Momento da passadoria

O ferro indica a passadoria, que pode ser com ou sem vapor. A temperatura é indicada pelos pontos colocados dentro do ferro. Um ponto, significa que a roupa deve ser passada em menor temperatura, sendo o máximo de 110º. É ideal para materiais como nylon e acrílico. 

Processo de passagem | Foto: Reprodução

Para os dois pontos, as peças devem ser passadas em temperatura média, sendo o máximo de 150º. É ideal para materiais como poliéster e lã. Já os três pontos indica que a roupa deve ser passada em alta temperatura, sendo de no máximo 200º.  É ideal para materiais como algodão e linho. 

“No começo, é um pouco confuso para quem não teve contato com os símbolos e até pode parecer impossível decifrá-los. Mas com atenção e até mesmo o apoio de profissionais de lavanderias,  essa leitura pode ser resolvida de maneira fácil, com todo suporte necessário”, conclui Previero.

Foto Capa: Reprodução/ Web

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: