Beleza & Saúde Cabelos

Frizz: o que é e como controlar os indesejáveis fios arrepiados

Widi Care traz dicas de produtos, truques e hábitos certos para domar, de vez o frizz super rebelde! Confira as dicas

frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que incomodam (e muito) boa parte das mulheres! Apesar de não ser um problema, acaba causando um certo desconforto para aquelas que preferem os fios bem alinhados.

Presente em todos os tipos de fios, o cabelo “frizzado” ocorre pelo simples fato da cutícula estar aberta. Além disso, ele pode ser um cabelinho novo que está nascendo, como também cabelo quebrado, que está curtinho e, por isso, se arrepia.

Condições climáticas como muita umidade; o uso frequente de acessórios que emitem calor, como o secador e a chapinha; excesso de procedimentos químicos e maus-hábitos na rotina de cuidados são as principais causas do frizz. Mas a boa notícia é que é possível diminuir e até acabar com esses fiozinhos eletrizados! Vanessa Telles, técnica capilar da Widi Care, marca carioca presente no mercado de beleza há 10 anos, trouxe dicas de produtos, truques e hábitos certos para domar os cabelos rebeldes.

Aposte em shampoo e condicionador hidratantes

Se o seu cabelo está com muito frizz, é possível que ele esteja um pouco ressecado, afinal, a falta de água, óleo ou queratina podem “eletrizar” os fios. Vale a pena reconsiderar o tipo de shampoo e condicionador que você usa. Prefira os produtos mais hidratantes, como os da linha Liso Maravilha, que são formulados com um complexo multivitamínico e extrato de tamarindo, que dão resistência, brilho, maciez e controle aos fios rebeldes.

Na hora de pentear, prefira pentes de madeira

Sabia que os pentes de madeira neutralizam a estática e evitam que os fios fiquem arrepiados? Diferente do plástico e do metal, esse material é a melhor opção na hora de desembaraçar o cabelo e deixá-lo com menos frizz. A dica para as cacheadas é usar um pente de dentes largos, enquanto as donas de fios ondulados e lisos podem optar pelo de dentes mais juntinhos.  Ah, a regra para todas é única: comece desembaraçando debaixo para cima!

Protetor térmico, sempre!

As ferramentas de calor – como o secador, chapinha e babyliss – fazem com que os fios percam água, principalmente se forem usados em altas temperaturas. Por isso, evite usá-los diariamente e, sempre que forem necessários aposte em um protetor térmico para evitar os danos. 

O produto forma uma película que impede o cabelo de quebrar, ficar ressacado e, consequentemente, fios arrepiados. “O Fluido Anti Frizz Termoativado da linha Liso Maravilha é uma boa dica de proteção. Ele deve ser aplicado após lavar e condicionar os fios, por toda a extensão do cabelo, antes de iniciar o processo de escovação. Formulado com complexo multivitamínico e colágeno, protege enquanto alinha os fios, facilita o deslizar da escova, bloqueia a umidade e reduz o frizz. É incrível!”, destaca a técnica capilar.

Truque para secar os fios

Após sair do banho, para retirar a umidade dos fios, é comum esfregar a toalha nas madeixas. O que você pode não saber é que esse atrito pode danificar e até quebrar o cabelo. Nessa hora, substituir a toalha por uma camisa ou fronha é um truque certeiro e infalível! A malha pode ser enrolada normalmente na cabeça para ajudar a acelerar a secagem dos fios de forma suave e com menos fricção. Depois de retirar o excesso da água, o resultado é a diminuição do frizz, da quebra e da porosidade, e o aumento da maleabilidade da cabeleira.

Sérum capilar = melhor amigo

“O sérum é um finalizador diferente dos tradicionais. Com uma textura fluida, ele concentra uma grande quantidade de óleos, silicones e vitaminas que deixam os fios nutridos, sem pontas duplas e sem frizz. O sérum Liso Maravilha, por exemplo, além desses benefícios, tem efeito restaurador e intensificador de brilho, atua contra a opacidade, protege das agressões externas, sela as cutículas e promove o efeito deslizante, evitando a quebra. Apesar de ser da linha para cabelos lisos, é indicado para todos os tipos de cabelos e apenas uma pequena quantidade já é o suficiente para o cabelo inteiro, até mesmo para os mais compridos”, explica a técnica capilar.

Esqueça a água quente

A água muito quente é uma vilã para a saúde e a beleza dos cabelos – sua alta temperatura tende a deixar os fios ressecados, armado e todo arrepiado.  As temperaturas morna ou fria são as ideais e por mais que você goste de lavar o cabelo com água quente, a dica é terminar o banho com um jato de água gelada, pois ela tem o poder de fechar as cutículas, o que vai deixar os fios mais protegidos e longe do frizz.

Foto Capa: Divulgação

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: