Quem ensina é Vanessa Davidowicz, diretora de marketing da UMA e idealizadora da UMA X
Felizmente, falar sobre sustentabilidade virou uma prática comum entre o mercado de moda. Porém, algumas marcas se apropriam do assunto sem ter, de fato, iniciativas que realmente façam a diferença no processo – que vai muito além da escolha de tecidos, por exemplo.
Para te ajudar a identificar quais elementos são importantes quando pensamos em atitudes sustentáveis, Vanessa Davidowicz, diretora de marketing da UMA e idealizadora da UMA X, linha fundada em 2020 pela UMA, elenca os principais pontos de atenção:
Ler a etiqueta com atenção
Tenha atenção com as palavras derivadas de “sustentabilidade” ou “ecológico” que aparecem de forma vaga e sem maiores informações sobre o que de fato é sustentável no produto ou iniciativa da empresa. É importante verificar se existe uma empresa séria por trás possibilitando a rastreabilidade destes processos.
Tecidos com certificados
Escolha por produtos que possuem tecidos que tenham maior durabilidade e que sejam eca responsáveis e que possuam certificados internacionais como o Oeko-Tex Standard 100, Lenzing, Tencel, EcoVero, Global Recycled Standard e BCI (Better Cotton Initiative).
Relações de trabalho saudáveis e justas
Procure por marcas que prezam e tenham relações de trabalho justas, pilares de extrema importância social, que também está dentro do guarda-chuva da sustentabilidade, além dos tecidos e da matéria-prima.
Valorização da mão-de-obra local
Busque por marcas que desenvolvem e produzem no Brasil por fabricantes locais, potencializando as oportunidades de empregabilidade no país e minimizando a emissão de CO2 devido a transporte aéreo.
Novidades e tendências sobre o mercado de moda sustentável
Escolha marcas que tragam novidades têxteis com certificados renomados e processos artesanais no desenvolvimento das coleções. Essas informações precisam estar presentes nas etiquetas das peças.
Programas sustentáveis de logística
Pesquise pelos programas sustentáveis de logística que a marca participa como o EuReciclo, empresa de logística reversa de embalagens pós consumo, que geram incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país.
Materiais e aviamentos sustentáveis
Busque por marcas que utilizam aviamentos diferenciados como os Ecobotões, sem níquel ou feitos de papel reciclado e fibras naturais.
Certificados oficiais
Procure por certificados oficiais dos tecidos e programas que marca utiliza e participa como Lenzing, Tencel, EcoVero, BCI, OEko-Tex Standard 100, Global Recycled Standard, Naia, EvoDown, Hemp Denim (Vicunha), Eu Reciclo.
Curtiu saber mais sobre o greenwashing? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.