O tênis é um calçado atemporal na moda e alguns dos modelos mais usados você certamenta não sabe da história, confira!
Os tênis já são um clássico do nosso guarda-roupa, compondo looks com muito estilo e conforto. Mas você sabia que os principais modelos que usamos e adoramos possuem uma história super interessante? Separamos 5 modelos super queridinhos na hora de compor os looks com suas histórias porque moda também é história.
Adidas Star
O tênis Adidas star teve origem no Basketball e logo tomou conta das ruas. O modelo lançado na década de 1960 (mais precisamente em 1969) tinha em sua composição diversas novidades tecnológicas para proteger os pés dos atletas, incluindo a sua biqueira em formato de concha e solado mais alto.

Apenas jogadores da Liga de basquetebol americana tinham acesso ao tênis, fazendo com que ele chegasse às lojas só em 1970. O responsável por desenterrar o modelo foi o grupo RUN DMC, que lançou uma música chamada My adidas, e logo o tênis era o “must have” dos jovens da época.
O sucesso foi tanto que o grupo assinou um patrocínio com a Adidas, um grande acontecimento na época. Os caras usavam o muito modelo que entrou para a lista dos tênis mais queridos das fashionistas.
Redley
Brasileiro e muito carioca, o tênis Redley Criado em 1983, o tênis redley era vendido nas lojas da cantão e o sucesso foi imediato no início dos anos 80. Porém o sucesso do calçado foi tanto, que seu criador Peter Simon, decidiu abrir uma loja para vender uma linha de calçados completa e vestuários assinado com o nome Redley.

Com a proposta de trazer aos pés a sensação de “estar descalço” , o tênis redley tenta aproximar essa sensação de conforto e liberdade aos pés, mesmo estando calçado.
All Star
Outro modelo muito queridinho é o Converse All Star, que tem a sua história iniciada em 1908, Maldens, Massachusetts. Foi nessa cidade que surgiu a indústria dedicada à produção de calçados de borracha Converse Rubber Show Company, criada pelo empresário Marquis Mills Converse.

Foi só em 1917 que o tradicional modelo que conhecemos foi lançado em parceria com o jogador de basquete Chuck Taylor que atuava no time All Star. Por anos o modelo foi usado apenas no basquete, até chegar ao street style das ruas compondo os looks com muito estilo.
Nike Air Jordan 1
Um dos mais tradicionais entre os tênis, o Nike Air Jordan 1 nasceu de uma parceria que deu muito certo entre a empresa esportiva e um dos maiores jogadores na NBA, Michael Jordan. Tudo começou quando a Nike teve a ideia de se inserir no esporte, em uma época onde Adidas e Converse ainda eram gigantes no nicho. Em uma aposta ousada, eles escolheram o jovem Michael Jordan para fechar essa parceria.
Já em 1985, o primeiro modelo foi criado nas cores do Chicago Bulls (por isso temos o modelo vermelho e preto) com design arrojado para a época, fazendo com que o tênis tivesse aceitação imediata e potencializado pelas jogadas aéreas do jogador e dando origem ao AIR que faz parte do nome do tênis.
A Liga tentou proibir o uso do tênis alegando que o modelo violava as cores da NBA, cobrando do Chicago Bulls uma multa de $5000 que, pasmem, foi paga pela Nike em todos os jogos. O tênis é um acontecimento e elemento em muitos looks da cultura de rua e um dos modelos de tênis mais queridos e desejados do mundo. Atualmente, existem mais de 33 modelos da linha Jordan, além de peças e acessórios que compõem a linha de produtos.
Puma Suede
Fechando a nossa lista o Puma Suede também teve sua origem no basketball e logo caiu nas graças da cultura Hip Hop. O modelo surge em 1968 com uma detalhe inovador: a camurça, que não era comum em tênis ainda mais esportivos.
O modelo teve bastante sucesso mas se consagrou na história da moda quando nas olimpíadas do México no mesmo ano de seu lançamento, o velocista Tommie Smith bateu o recorde mundial dos 200 metros rasos. Ao subir no pódio usando o modelo para receber sua medalha, o atleta tirou seus tênis e cerrou seus punhos em uma homenagem ao movimento Black Power.

Desde esse acontecido o calçado se tornou um clássico na cultura negra americana ganhando as ruas entre as décadas de 70 e 80, fazendo parte do movimento musical sendo muito usado pelos dançarinos de breakdance que cresceram vendo a cultura Hip Hop ganhar destaque.
Curtiu saber mais sobre a história dos tênis ? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.
Foto Capa: Reprodução Web