Fashion News Moda

No dia da mulher, Ipanema lança coleção criada por projeto de capacitação a artistas femininas

A nova coleção de sandálias da marca destaca três artistas visuais no mercado da moda calçadista

O desafio de celebrar os passos que já foram dados, mas também enxergar todos os caminhos que ainda precisam ser traçados: o cenário que o Dia da Mulher carrega, levanta reflexões que mostram a importância de incentivar trajetórias femininas nos mais diferentes sentidos — inclusive no encontro entre arte e moda.

Referência quando o assunto é apoiar que mulheres sejam protagonistas das próprias histórias, a Ipanema marca a data ao impulsionar a carreira das artistas visuais Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura, por meio da coleção Ipanema WOW.

Crédito: Divulgação Ipanema 

Com três criações delas, o lançamento conclui uma jornada de capacitação artística iniciada na segunda edição brasileira do projeto Women On Walls, realizado pelo Instagrafite, com autoria de Marina Bortoluzzi, e patrocinado pela Ipanema (saiba mais clicando aqui). As sandálias já estão disponíveis na loja oficial (acesse aqui).  

Foram sessenta narrativas femininas que ganharam novos contornos a partir do Women On Walls de 2021. Uma iniciativa internacional, o projeto chegou a sua segunda edição no Brasil com o apoio da Ipanema — marca que sentiu que poderia dar um passo além para concretizar o estímulo a carreiras femininas.

Assim nasceu a coleção WOW, uma colaboração Ipanema com Women on Walls, com artes selecionadas entre as participantes das mentorias com nomes como Lady Pink, Carollina Lauriano e Ledania. Inicialmente, a marca escolheria uma artista para cocriar uma coleção, mas a inventividade das eleitas cativou a Ipanema e se transformou em ponto de partida para elaborar a cápsula, que dialoga com o universo feminino desde os primeiros contornos das ilustrações.

Desenvolvida pela designer paulista Larissa Paredes Ramos, a primeira estampa é composta pela energia que impulsiona o feminino e potencializa sua força para dar novos passos. “Me inspirei na representação da energia feminina como elemento central, energia que nos mantém fortes e iluminadas — a mesma que buscamos nos dias que estamos mais desmotivadas”, destaca.

A sandália chega em duas cores diferentes, uma em tons pastéis, com uma paleta em que predomina uma tonalidade suave da cor que é aposta para 2022, o roxo; a outra, vem em cores vibrantes e passeia pelo alto contraste de tons de azul, rosa, laranja e verde. 

Na proposta trazida pela ilustradora catarinense Thaiz Zafalon, o desenho utiliza o balão como elemento de inspiração de mudanças, de amplificação da liberdade e inspira mulheres a percorrer caminhos desafiadores com leveza. “Distante do chão é possível ampliar os horizontes”, ressalta a artista ao explicar sua inspiração, que traz a suavidade do ar para levar “os pensamentos para as nuvens, onde podemos criar”.

Também em duas opções de cores, o modelo se destaca por combinar desenhos diferentes — um em cada pé —, que, juntos, se complementam em uma estampa multicolorida e possibilita composições casuais e despojadas.

Crédito: Divulgação Ipanema 

A natureza cíclica da água e a conexão entre mulheres de diferentes gerações inspirou a criação da tatuadora paulista Fabiana Mimura. Em cores alegres, o modelo conta com uma padronagem que representa de forma mais subjetiva o poder transformador da mulher.

“Procurei fluir e me inspirar na natureza cíclica da água”, afirma a artista sobre a estampa que traz a continuidade das linhas e de círculos irregulares como metáfora dos vínculos criados entre mulheres. “Sigo atenta aos passos das mais velhas e ligada na visão das que acabaram de chegar”, completa Fabiana. 

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: