Beleza & Saúde Corpo

Mitos e verdades sobre tatuagem: os mais questionados

As tatuagens ainda trazem algumas concepções populares erradas, confira os mitos e verdades sobre tatuagem e tire suas dúvidas

Existem muitos mitos e verdades sobre tatuagem. A verdade é que essa arte caiu no gosto popular e tem conquistado cada vez mais adeptos, sendo cada vez mais raro encontrar alguém que não tenha pelo menos um desenho no corpo, por menor que seja. 

No entanto, ainda há muitas dúvidas, principalmente para quem vai se tatuar pela primeira vez. Por isso, o Renato Ostrowski, tatuador adepto ao mini realismo, conhecido nacionalmente e internacionalmente trouxe 6 mitos e verdades sobre tatuagem mais questionados pelas pessoas, veja.

Existem partes do corpo que dói mais para tatuar

Verdade

Cada pessoa reage de forma diferente ao se tatuar. Os níveis de dores vão desde aquele pequeno incômodo, até uma dor mais intensa, pois dependendo da área que estiver sendo tatuada pode haver ossos, músculos e cartilagens. Alguns locais mais comuns de serem doloridos são: costela, joelhos, estômago e partes íntimas.

Posso treinar depois de fazer tatuagem

Mito

O ideal é fazer exercícios depois da cicatrização, apenas. O suor excessivo durante os exercícios físicos pode ser um ponto agravante, pois deixa a tatuagem mais úmida. Fazer exercícios também pode deixar a tatuagem mais propícia a infecções, isso porque a academia recebe diversos alunos e os aparelhos podem não estar limpos adequadamente.

Pomada anestésica prejudica a pigmentação? 

Verdade

Pomada anestésica primeiramente é proibida no Brasil pela Anvisa, os tatuadores, enquanto profissionais, não podem recomendar e nem aceitar o uso da pomada.

O motivo principal é a saúde do cliente: alguém pode fazer uso de pomadas com princípios ativos aos quais o cliente tem alergia, podendo causar reações no local tatuado ou até mesmo choque anafilático. Além do risco à saúde do cliente, a pomada anestésica enrijece a pele de um jeito diferente e que atrapalha na execução do procedimento e também na qualidade da cicatrização.

Todo processo de tatuagem forma casquinha

Mito

A tatuagem abrange uma grande variedade de estilos e técnicas que, por serem diferentes, podem diferir no processo de cicatrização também. Tatuagens maiores e mais “pesadas” costumam ser mais agressivas e resultam na clássica casquinha, enquanto outros estilos como o mini realismo, são muito menos agressivos na pele, tornando o processo menos dolorido e uma cicatrização mais suave, onde não se forma nenhuma casquinha.

Usar protetor solar para sempre

Verdade

Assim que a tatuagem estiver totalmente cicatrizada, você deve iniciar o uso de protetor solar.  Os raios ultravioletas podem desbotar o desenho e reduzir a intensidade das cores devido o ressecamento.  Esse cuidado em relação a hidratação e proteção da pele deixará seu desenho preservado por muito mais tempo.

É verdade que não posso comer chocolate no processo de cicatrização?

Verdade

Todo e qualquer alimento rico em açúcar deve ser evitado. Não só o chocolate, mas refrigerantes, sucos prontos, doces, sorvetes, bolos e biscoitos recheados.

Os alimentos remosos vão dificultar a cicatrização da sua tatuagem sim, pois elas são como machucados na pele que precisam cicatrizar, pensando nisso, é ideal evitar alimentos gordurosos no geral.

Capa: Reprodução/Web

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: