Arquitetura & Decoração

A eficiência dos nichos decorativos: organização e praticidade no décor

Com diferentes formatos e estilos, os nichos decorativos se tornaram os queridinhos da decoração de interiores para todos da casa – e com toda razão; confira os motivos e se inspire!

Certos itens de decoração são ótimos colaboradores da organização e praticidade, possuindo inúmeras funcionalidades além da decorativa! Esse é o caso dos nichos decorativos, que podem ser projetados nos mais diversos materiais, como madeira – o mais comum –, serralheria, pedra e porcelanato, entre outras possibilidades.

A madeira transmite aconchego e acalento em qualquer projeto. Em nichos, além de deixar o ambiente mais acolhedor, ainda se torna uma peça de decoração graças a sua textura característica. Neste projeto do Studio Tan-gram, a composição do ambiente foi complementada com madeira aparente na poltrona e no móvel lateral. Nos nichos foram incluídas plantinhas, livros e itens decorativos | FOTO: Estúdio São Paulo

Práticos e cada vez mais queridos pelos profissionais de arquitetura e decoração, assim como os moradores, que aprovam sua eficiência no décor de interiores, muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre sua aplicação em projetos. Para compreender a utilização desse item tão funcional, as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, responsáveis pelo Studio Tan-gram, revelam dicas e mostram, na prática, como os nichos brilham no décor!

O primeiro passo para entender a necessidade dos nichos em um ambiente é muito simples e aflora de uma autoavaliação do morador. “Sempre buscamos compreender a necessidade dos usuários com relação ao ambiente, os hábitos, as manias de organização e qual altura funciona para eles“, indica Monike.

Posteriormente, é possível avaliar a aplicabilidade dos nichos e dentro do espaço disponível adequado para recebê-los. De acordo com Claudia, o elemento é versátil, uma vez que se adequa à linguagem arquitetônica do projeto, bem como um ajuste preciso e que alcance a composição desejada. “Após todos esses entendimentos, podemos encaixar o nicho de maneira pensada, harmoniosa e trabalhando os tamanhos, alinhamentos, composição de materiais, quantidades e alturas“, ressalta.

Alguns cuidados, porém, são necessários para garantir a qualidade do nicho e sua máxima fixação no ambiente, principalmente quanto ao local onde ele será instalado: “Se for um ambiente com um volume expressivo de umidade, como um banheiro, precisamos atuar com pedra, porcelanato ou similar. Nas áreas secas, como salas e dormitórios, a marcenaria atende muito bem”, revela a dupla do Studio Tan-gram.

Nichos nos ambientes internos

Multifacetados e completamente adaptáveis, principalmente quando executados na marcenaria, os nichos são peças com diversas maneiras de encaixe em um ambiente. “Eles são muito coringas e podem configurar em diversos espaços, podendo ser trazido tanto como item mais decorativo ou para resolver alguma questão prática mesmo no décor”, esclarece Claudia sobre a aplicação. Porém, mesmo com a fácil adaptabilidade dos nichos, ela revela o receio que muitos moradores têm sobre cometer equívocos. “A questão de não ‘pegar bem’ está ligada à forma como ele foi encaixado no contexto do ambiente. Por isso, estudamos os tamanhos, proporções, alinhamentos e combinação de materiais”, acrescenta.

Além disso, os nichos possuem uma característica que agrega ainda mais valor: a de otimizar espaços, principalmente em imóveis compactos, sendo escolhas mais interessantes do que grandes armários, nesses casos. “Em layouts pequenos, muitas vezes a área não comporta um armário com porta, que pode interferir na abertura da mesma por esbarrar no ar-condicionado ou no toalheiro do banheiro”, salienta Monike. “Com os nichos, podemos quase tudo”, brinca.

Decoração em cantos

Os nichos podem ser inseridos nos cantinhos dos projetos e entre cômodos, transformando aquele espaço – normalmente sem destaque –, em algo personalizado e elegante! Neste projeto de sala de estar, um nicho de madeira foi inserido ao lado do painel da TV. Sua tonalidade trouxe mais elegância para o living, balanceando a paleta branca predominante no mobiliário.

Projeto Studio Tan-gram | FOTO: Estúdio São Paulo

Separação de ambientes integrados

Nesse móvel, os nichos criaram um respiro na marcenaria e foram incluídos para propiciar leveza na separação do living e da cozinha, que são integradas. No lado da sala de estar, os nichos englobaram plantinhas, itens de decoração e até um minibar com espaços generosos. 

Projeto Studio Tan-gram | FOTO: Estúdio São Paulo

Colorindo a cozinha

No projeto desta cozinha, os nichos ganharam um charme especial e descolado com marcenaria verde-água e itens de decoração coloridos. As banquetas altas dão um ar de “lanchonete americana” ao cantinho, que se torna um recanto ideal para lanches rápidos entre refeições.

Dormitórios com nichos

Nichos embutidos foram inseridos no revestimento do futon desse quarto de jogos do filho (de 4 anos) e do pai. As prateleiras do nicho expõem brinquedos e livros que estão sempre ao alcance da mão. 

Projeto Studio Tan-gram | FOTO: Estúdio São Paulo

Brinquedos e itens de coleção são ideais para serem expostos em nichos, principalmente quando eles não possuem portinholas ou tampas, deixando-os em destaque e em exibição. Por isso, incluir o item em quartos de crianças, pré-adolescentes e adeptos do colecionismo revela um apreço um cuidado especial itens pessoais dos moradores. 

Banheiros personalizados com nichos

Os nichos são muito funcionais e altamente indicados para os banheiros, pois auxiliam no armazenamento de itens e na organização dos produtos de higiene particular. Além disso, é possível utilizar os nichos para itens de decoração e até de aromaterapia, como velas aromáticas.

Projeto Studio Tan-gram | FOTO: Estúdio São Paulo

A marcenaria dos nichos, em consonância com a da pia, como executado nesses projetos do Studio Tan-gram, garantem uma unidade estética ao projeto, além de puro charme! 

Curtiu as novidades dos nichos decorativos? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: