Fashion News Moda

Ponto firme promove ação exclusiva para incentivar o handmade

Coleção apresentada com a coordenação de Gustavo Silvestre explora a mistura de materiais e terá divulgação de receita e gráfico durante o desfile para quem quiser confeccionar uma peça

Ponto Firme marca a sua sexta participação no São Paulo Fashion Week. Nesta edição, detentos e egressos do projeto e alunos da Escola Ponto Firme, mulheres, pessoas trans e refugiados, sob o comando do estilista e artesão Gustavo Silvestre, se dedicaram na produção da coleção.

Ponto Firme – SPFW N47 | Foto: Reprodução

As peças foram confeccionadas unindo o artesanal com o sustentável, apresentado a inovação no uso de materiais. O desfile está marcado para 1º de junho, no Senac Lapa Faustolo, às 17h, com uma grande novidade. Em parceria com a Círculo S/A, empresa têxtil que acompanha o projeto desde o início, será divulgada a receita com o passo a passo para confeccionar uma das peças que é destaque desta coleção do SPFW N53.

Além da parte ambiental, Gustavo traz consigo a mensagem social, escancarada com o projeto Ponto Firme e com a Escola Ponto Firme, que iniciou o ciclo de cursos no começo deste ano.

“O Ponto Firme surgiu em 2015, a partir de uma iniciativa voluntária. Eu encontrei no crochê uma forma de ressignificar meu trabalho com a moda e a arte. Descobri que a técnica poderia ser também uma ferramenta de educação e assim tem sido desde que criamos o projeto na penitenciária, e agora, com a escola”, aponta o estilista Gustavo Silvestre.

Ponto Firme desfila na SPFW dia 01/06 | Foto: Reprodução

Para o desfile do dia 1º de junho, Gustavo Silvestre explorou a mistura de texturas, cores e materiais. “Esta coleção mescla diferentes fios: metálicos, de algodão, fios jeans e viscose, todos da Círculo S/A, nossa parceira há tanto tempo.

Além disso, há a experimentação com miçangas, correntes, materiais de descarte, sempre utilizando a técnica do crochê e a conexão entre todas as pessoas que participaram desta criação”, descreve. 

Ponto Firme SPFW N45 | Foto: Reprodução

Para abrilhantar ainda mais a participação do Ponto Firme no SPFW e intensificar a importância do trabalho artesanal, a Círculo S/A deu suporte na elaboração da receita e gráfico de um corselet feito em crochê para que, durante o desfile, sejam disponibilizados para quem quiser seguir o passo a passo para replicar o modelo e confeccionar para si um item diretamente das passarelas do maior evento de moda do país.

“A Círculo S/A é uma grande apoiadora do Ponto Firme. Ela oferece os materiais para que os alunos da penitenciária e da escola possam aprender e se desenvolver.

Ponto firme | Foto: Reprodução

E quando levantamos essa possibilidade para inovar e apresentar uma oportunidade de estimular e dar mais visibilidade para o trabalho feito à mão, a marca deu todo o auxílio para que fosse possível, por meio de sua rede de artesãs especializadas que conseguem fazer a leitura das peças prontas e transformá-las em gráficos e passo a passo”, explica Silvestre.

Foto capa: Reprodução

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: