Desfiles & Coleções Moda

Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

A primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos em moda na Itália, sem dúvidas são as tradicionais grifes como Prada, Versace e Fendi. Mas você já parou para pensar no por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

Acontece que o fashion heritage italiano é fortíssimo e muito bem estruturado. O patrimônio da moda na Itália é bem sucedido a ponto de ser uma referência, em virtude das marcas utilizarem e trazerem para a moda elementos da cultura italiana como por exemplo a gastronomia, arte, criando assim suas coleções com uma forte valorização de sua cultura

O termo fashion heritage tem sido muitas vezes traduzido para a língua portuguesa como patrimônio de moda ou, ainda, patrimônio material ou imaterial de moda. Basicamente, nos referimos a ele para dizer que peças herdadas de gerações anteriores, normalmente guardadas em museus ou em coleções privadas, são importantes porque acumulam informações que nos permitem compreender a cultura de moda de um outro tempo e espaço.

(Fashion For Future)

Essa cultura de moda se transpõe as tendências indo muito além delas tornando a moda italiana um sinônimo de atemporalidade e qualidade, uma vez que absolutamente tudo o que é “made in Italy” é referência de qualidade, acabamentos e tecidos impecáveis com um toque de luxo e sofisticação para todas as ocasiões, seja casual ou formal.

Fendi | Reprodução Pinterest

Para construir esse fashion heritage fortalecido, alguns elementos são triviais para compor essa moda que desperta o desejo do consumidor apenas por ser quem é.

Uma delas é a originalidade e estética das peças porque apesar de usufruírem da mesma cultura, cada uma tem o seu italian fashion heritage muito bem definido, e a sua história de marca bem consolidado.

Moschino | Reprodução Pinterest

Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion? O saber fazer e a valorização da cultura

O saber fazer é outro ponto que destaca a moda italiana, As técnicas de passadas de geração em geração se mantiveram firmes mesmo com a chegada da indústria, mantendo a essência “made in Italy”  na fabricação de todas as peças.  Além da excelência de formação de profissionais, uma vez que algumas escolas de grande expressividade na moda estão localizadas em solo italiano. 

Versace | Reprodução Pinterest

A valorização da própria história, cultura e território também são fatores que definem a moda na Itália como uma referência fashion em indústria de qualidade, produzindo peças com o selo “made italy” para países como a França (outro berço da moda mundial.

Por tudo isso, a moda na Itália se sustenta como uma grande referência de etiqueta que assegura a qualidade refinada, autenticidade e senso de estilo aclamado internacionalmente, tendo como base a sua cultura, essência, e a valorização de suas raízes.

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: