Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

A primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos em moda na Itália, sem dúvidas são as tradicionais grifes como Prada, Versace e Fendi. Mas você já parou para pensar no por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

Acontece que o fashion heritage italiano é fortíssimo e muito bem estruturado. O patrimônio da moda na Itália é bem sucedido a ponto de ser uma referência, em virtude das marcas utilizarem e trazerem para a moda elementos da cultura italiana como por exemplo a gastronomia, arte, criando assim suas coleções com uma forte valorização de sua cultura

O termo fashion heritage tem sido muitas vezes traduzido para a língua portuguesa como patrimônio de moda ou, ainda, patrimônio material ou imaterial de moda. Basicamente, nos referimos a ele para dizer que peças herdadas de gerações anteriores, normalmente guardadas em museus ou em coleções privadas, são importantes porque acumulam informações que nos permitem compreender a cultura de moda de um outro tempo e espaço.

(Fashion For Future)

Essa cultura de moda se transpõe as tendências indo muito além delas tornando a moda italiana um sinônimo de atemporalidade e qualidade, uma vez que absolutamente tudo o que é “made in Italy” é referência de qualidade, acabamentos e tecidos impecáveis com um toque de luxo e sofisticação para todas as ocasiões, seja casual ou formal.

Fendi | Reprodução Pinterest

Para construir esse fashion heritage fortalecido, alguns elementos são triviais para compor essa moda que desperta o desejo do consumidor apenas por ser quem é.

Uma delas é a originalidade e estética das peças porque apesar de usufruírem da mesma cultura, cada uma tem o seu italian fashion heritage muito bem definido, e a sua história de marca bem consolidado.

Moschino | Reprodução Pinterest

Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion? O saber fazer e a valorização da cultura

O saber fazer é outro ponto que destaca a moda italiana, As técnicas de passadas de geração em geração se mantiveram firmes mesmo com a chegada da indústria, mantendo a essência “made in Italy”  na fabricação de todas as peças.  Além da excelência de formação de profissionais, uma vez que algumas escolas de grande expressividade na moda estão localizadas em solo italiano. 

Versace | Reprodução Pinterest

A valorização da própria história, cultura e território também são fatores que definem a moda na Itália como uma referência fashion em indústria de qualidade, produzindo peças com o selo “made italy” para países como a França (outro berço da moda mundial.

Por tudo isso, a moda na Itália se sustenta como uma grande referência de etiqueta que assegura a qualidade refinada, autenticidade e senso de estilo aclamado internacionalmente, tendo como base a sua cultura, essência, e a valorização de suas raízes.

11 comentários sobre “Por que a moda italiana é uma referência no mundo fashion?

  1. Oiee Julli! Eu adoro ler seus artigos, aprendi muito sobre moda desde que passei a ler seu blog.
    A moda Italiana é tudo de bom. Marcas comceituadas, com estilo e determinaçao de ser e fazer. Segredos de todo esse sucesso.
    Beijos,
    Paloma Viricio

  2. Oi Julli,
    A moda italiana realmente tem seu lugar ao sol, porém, ela não é acessível a todos, pois o “made in Italy” geralmente é alta costura e tem um valor alto, esse que as pessoas pagam também pelo status.
    No norte do Paraná, por exemplo, existe um grande pólo têxtil, conhecido bastante nacionalmente, mas a moda de lá é mais padronizada, ou seja, é uma popularidade diferente do que é produzido na Itália, mas ainda assim, também é de qualidade.
    Enfim, gostei do post, achei bastante informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. Na verdade o made in Italy se refere ao patrimônio de moda italiano que muito tem a ver com sua base para se fazer moda, a valorização da cultura e seus atributos como a arte, culinária, e afins são elementos triviais que as marcas se apropriam para criar suas peças e coleções isso pode estar relacionado a uma moda urbana com um toque de luxo ou até mesmo nas coleções de alta moda (o que chamamos de Alta Costura apenas em Paris, em virtude da Federação Francesa de Alta-Costura). Que bom que gostou, volte sempre! Beijo 🙂

  3. Ao ler suas considerações eu entendo agora porque a moda italiana é um sucesso. Pena que nem todo mundo tem condições para adquirir os produtos de grife.
    Bjs!

    1. Sim, ela é uma forte referência no mundo da moda, enquanto a gente não fica rico vamos babando nos modelos por aqui. Grande beijo.

  4. Oi, tudo bem? Interessante saber mais sobre a moda italiana e porque ela é tão importante para o mundo como patrimônio cultural e empresarial. Roupas não acompanho muito, mas bolsas já vi que tem uma mais linda do que a outra. Amei essa primeira. Um abraço, Érika =^.^=

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: