Cultura Lifestyle

Reforço escolar em casa nas férias: Como fazer?

Confira como realizar o reforço escolar em casa nas férias para se manter atualizado e fixar a matéria aprendida durante o ano

O reforço escolar em casa nas férias é importante para que os alunos evitem a total dispersão dos estudos durante esse período, organizando seu tempo entre a diversão e o lazer oferecido pelas férias e os momentos de dedicação às matérias escolares. 

Foto> Reprodução

Com as férias de julho se aproximando, algumas dicas são importantes para ajudar na organização da rotina durante esse período para que os estudantes possam dedicar algumas horas de seu dia aos estudos. 

Quais as vantagens de estudar durante as férias?

O reforço escolar em casa nas férias ajuda o aluno a se manter longe da ociosidade, pois sem a obrigatoriedade de acordar cedo e com as atividades escolares suspensas, os estudantes tendem a terem uma mudança de rotina, dormindo mais tarde, passando horas e horas em jogos eletrônicos ou na internet e redes sociais.

Ao separar um momento do dia para se dedicar aos estudos revisando as matérias já estudadas, o aluno consegue ter um melhor aproveitamento de seu dia além de está fixando o conteúdo estudado atualizado. 

Foto: Reprodução

Os benefícios de se manter atualizado durante as férias de todo o conteúdo estudado é que o estudante estará melhor preparado para realizar provas e outros exames, além de adquirir domínio das matérias estudadas, alavancando suas notas e garantindo o acesso ao próximo ano letivo. 

Como estudar em casa durante as férias? 

Para ter sucesso no reforço escolar em casa nas férias, primeiramente é necessário que o estudante se organize, dividindo o seu tempo entre o lazer e o momento de intensificar seus estudos.

O ideal é que ele tire um momento de sua preferência entre a manhã ou à tarde e dedique uma ou duas horas para estudar e revisar os conteúdos já estudados na escola, fixando o conhecimento. 

Exemplo de esquema para estudo | Foto: Reprodução

Outra dica importante é que neste momento de estudo você revise as matérias que possui mais facilidade e dê uma maior atenção às matérias que geralmente possui maior dificuldade, refazendo exercícios lendo os conteúdos para ter um melhor aproveitamento. 

Usar a criatividade pode ser útil para os estudantes terem um melhor aproveitamento de seus estudos no período das férias. Criar desafios, marcar os pontos mais importantes e criar fluxogramas e cartões coloridos com o resumo do que está sendo estudado podem estimular a aprendizagem além de auxiliar na fixação da matéria. 

Foto: Reprodução

Ainda é possível contar com a ajuda de professores particulares durante o período de férias para ajudar os alunos nos estudos e no planejamento do que será estudado durante esse período. 

O reforço escolar em casa nas férias é importante para que os alunos fixem as matérias estudadas durante o ano, garantindo que eles saiam na frente em provas e trabalhos pós férias sem deixar de aproveitar esse momento de descanso e lazer do período. 

Foto Capa: Reprodução

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: