Moda

Sustentabilidade na moda: conheça os tecidos sustentáveis da Uma X

Marca genderless de UMA tem como principal pilar a sustentabilidade na moda

No último dia 18 de março foi comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, data criada pela Unesco com o objetivo de conscientização sobre a importância do descarte correto de resíduos e os benefícios do consumo de produtos e materiais eco-friendly para o meio ambiente fortalecendo a sustentabilidade na moda.

Foto: Divulgação Uma X

No mercado de moda, algumas marcas adotaram novos processos e iniciativas, gerando menos impacto para o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais. Já é um começo, mas muito ainda precisa ser feito na indústria.

No caso de UMA, marca fundada pela estilista Raquel Davidowicz, a sustentabilidade é um dos principais pilares e está presente desde sua fundação, há 25 anos. O mesmo acontece com UMA X, marca colaborativa e genderless pensada para o público mais jovem dentro do universo da marca. Nela, as roupas são pensadas visando um consumo consciente com transparência, além da utilização de tecidos recicláveis em suas coleções. Veja alguns tecidos sustentáveis já utilizados pela marca:

Recycle Memory

Tecido produzido a partir de fibras de poliéster recicladas. O Recycle Memory faz parte de uma série de tecidos com certificado GRS (Global Recycled Standard) – trata-se de um selo padrão voluntário para rastreamento e certificação de materiais reciclados no produto. O GRS se aplica a toda cadeia e inclui rastreamento, princípios ambientes, requerimentos sociais e produtos químicos.

Foto: Divulgação Uma X

Fibra Naia

Fibra celulósica proveniente de florestas manejadas de forma sustentável para garantir que não haja desmatamento. É produzida em um processo de baixo impacto com reciclagem de solventes e é certificada pela Oeko-Tex®, além de ser biodegradável e compostável.

Foto: Divulgação Uma X

Manta Evodown®

Feita com fibras 100% recicladas de garrafas PET descartadas. Possui um toque extremamente macio e retém a temperatura de toda a peça, assemelhando-se às plumas.

Foto: Divulgação Uma X

Malha Coffee Recycle

Malha desenvolvida a partir de resíduos do café, reforçando propriedades antibacterianas e anti-odor.

Eco Cycle – Less Water e Recycle

Tecidos que utilizam técnicas que vão da economia de até 95% de água nos processos de acabamento a menor utilização de matéria-prima virgem por meio do uso de fibras recicladas.

Foto: Divulgação Uma X

Econyl

Nylon regenerado por meio do resgate de resíduos de redes de pesca, retalhos de tecidos, carpetes e plásticos encontrados em aterros e oceanos. Esses resíduos são reciclados criando fios com as mesmas características do nylon virgem.

O Econyl tem o potencial de ser reciclado infinitamente, sem perder a qualidade. Além disso, o Econyl reduz o impacto do nylon no aquecimento global em até 80% comparado ao material bruto, diminuindo a emissão de CO2.

Foto: Divulgação Uma X

Moletom Recycle

Produzido a partir da reutilização de resíduos têxteis, com mínima utilização de água e emissão de CO2, tingimento de baixo impacto e beneficiamento de famílias que participam do processo, criando um ciclo sustentável

Foto: Divulgação Uma X

Curtiu os tecidos sustentáveis da UMA X? Se inscreva em nosso blog e receba em primeira mão todas as matérias publicadas no Blog Julli Terra.

Foto Capa: Divulgação Uma X

Sobre o Julianna Terra

Carioca ariana nascida em 1991, editora de moda, mercadóloga, redatora e especialista em comunicação de moda, fashion weeks e tendências. Amante da sétima arte, música, e papelaria.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: