Beleza & Saúde Skincare

Tipos de pele: quais são e como cuidar?

No Brasil, a pele mista é a mais comum entre a população. Confira quais são os outros tipos de pele e como cuidar de cada uma delas.

Para todos os tipos de pele existem tratamentos, produtos e cosméticos que podem ajudar nos cuidados diários mantendo um aspecto saudável. Porém, é importante conhecer as suas próprias características e o estado da pele para mantê-la bonita ao longo dos anos.

Quais são os tipos de pele?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dividiu os tipos de derme em normal, seca, oleosa e mista, sendo a última a mais comum entre as brasileiras. Conheça algumas características:

Normal 

 A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. Dessa forma, ela apresenta uniformidade entre o brilho e o ressecamento. Nesse tipo de derme o sangue circula mais facilmente, não há manchas e sua cor é uniforme de acordo com o tom de pele.

Para cuidar é importante usar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes que não contenham óleo. Além disso, o protetor solar é um item indispensável e deve ser aplicado em todas as partes visíveis e expostas do corpo.

Seca

Já a pele seca apresenta pouca luminosidade, nenhuma oleosidade e tendência à descamação. O maior problema é a não retenção da água, por isso, a aparência sem brilho.

Quem tem a pele seca deve evitar banhos quentes e demorados, pois podem agravar o ressecamento. O ideal é não usar produtos que contenham álcool.

Oleosa

A pele oleosa possui aspecto de brilho intenso e espesso, devido a uma produção de sebo além do normal. Entre os fatores que contribuem para isso estão  a exposição prolongada ao sol, herança genética, descontrole hormonal, medicamentos, estresse e alimentos gordurosos.

Para cuidar dela, já que há grande propensão de inflamações, o ideal é usar loções neutras com base em extratos vegetais que causam, ao mesmo tempo, frescor e alívio.

Mista

O tipo mais comum de pele e que demanda um cuidado extra, principalmente, na escolha dos produtos indicados para cada região é a mista. Os poros costumam ser dilatados na chamada “zona T”, testa, nariz e queixo e frequentemente surgem acnes e erupções. Já na região das bochechas e extremidades, a pele é seca e por vezes ressecada.

Para cuidar de cada tipo de pele corretamente se atente as propriedades de cada produto, além de se atentar em manter os cuidados diariamente, garantindo uma pele saudável e fortalecida.

Foto Capa: Reprodução/Web

Sobre o autor

Criado em 2018, o Blog Julli Terra tem a missão de te deixar informado sobre tudo o que acontece no mundo da moda, além de trazer matérias incríveis sobre o universo feminino.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: