Vamos falar de moda sustentável?

Vamos falar de moda sustentável?

Oi gente! Em tempos de Coronavírus, a sustentabilidade no mundo da moda e sua extrema importância voltou a ser assunto porque se tem uma coisa que precisa mudar assim que acabar todo esse isolamento social, é a nossa forma de consumo, e agora mais do que nunca isso é muito importante.

Cada vez mais a moda sustentável tem sido discutida entre os profissionais da moda e fashonistas.

Todo esse rolê de moda sustentável vem com com numa pegada minimalista porque o objetivo é reduzir, no melhor estilo “menos é mais” ou “mais qualidade e menos quantidade”. O termo de Slow fashion começaram a ser discutidas no início dos anos 2000, e tem o significado de consumo consciente e socioambiental no mundo da moda.

O objetivo é fazer com que as pessoas tenham em seus armários apenas aquilo que vão usar, aproveitar as roupas antigas (e se necessário dar uma cara nova a elas com o auxílio da customização), doar, trocar passar para frete aquilo que não tem serventia.

Oposto do fast fashion, o slow fashion visa ter apenas o necessário.

O assunto volta a ser pauta uma vez que pós Covid-19, é possível que o mundo passe por uma recessão econômica e esta situação seria crucial para se repensar a maneira de consumo.

Com a quebra da Forever 21 nos Estados Unidos ano passado, tivemos o alerta de que para as novas gerações o a moda fast fashion (que é justamente o oposto do Slow fashion, focando em produções em massa, materiais baratos e de baixa qualidade e zero responsabilidade ambiental) já não é mais atrativa e que a responsabilidade sustentável dentro da moda deve se fazer presente.

Qual o futuro da moda sustentável?

A tendência é que a nova cadeia de consumidores seja mais criteriosa em suas compras, analisando e priorizando a qualidade de suas peças, optando por roupas longevas, utilitárias, versáteis, multi funcionais e democráticas permitindo a composição de vários looks para diversas ocasiões.

Os brechós tendem a ter um crescimento justamente por trazer a moda um modelo inteligente de consumo e reuso dessas peças. Outros modelos como o site Enjoei e grupos de troca na internet, também tendem a ter uma maior procura, uma vez que se adquire peças de qualidade gastando bem pouco.

” Moda sustentável é aquela que em todas as suas etapas respeita o meio ambiente e a sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na sua produção, e incentivando o consumo consciente. Ou seja, consumir apenas o necessário e sem excessos.” (Giovanna Nader)

Praticas como a customização tem um papel fundamental na moda sustentável porque ressaltam ainda mais como é possível transformar uma roupa gastando pouco.

O objetivo de tudo isso é resgatar o valor das roupas e evitar o descarte e consumo desenfreado. Em tempos de isolamento social e todas as sequelas que certamente teremos após o Coronavírus, se faz necessário que repensemos a nossa forma de compra e consumo, que ele seja mais inteligente, utilitário, e duradouro, respeitando o meio ambiente e as pessoas.

Beijos da blogueira =D

Fotos: Pixels

8 comentários sobre “Vamos falar de moda sustentável?

  1. Ótimo Post Realmente esse corona vírus está fazendo agente repensar e ver que não precisamos de muito para vivermos ,devemos dar valor a coisas importantes e não só futilidades.

  2. Sou totalmente a favor de moda sustentável. Sem dúvida dá pra montar um look legal mesmo com uma quantidade limitada de peças no guarda roupa, tudo depende da criatividade!
    Até mais e um ótimo final de semana!!

    The Geek Brazil

  3. Olá Julli!
    Adorei seu post falando de moda sustentável e sua preocupação com a economia mundial e principal a nossa, agora não é hora de se comprar nada, e e roupa menos ainda, podemos customizar nossa roupa e mudar alguma coisa nós mesmo, adorei a ideia.. tb no meu canal no youtube fiz a resenha, mas falando p meus inscritos estou fazendo essa resenha, mas agora não é hora de comprar nada.. adorei a dica e tdo… bjs e sucesso!

  4. Já andava pensando nisso a alguma tempo, mas confesso que ainda não coloquei em prática, mas é uma forma de mudar tudo inclusive nosso pensamento em relação ao que é necessário e ao que é apenas consumo compulsivo … E o que isso vai gerar de economia …

  5. Oi, Julli! Eu fico muito feliz que as pessoas venham repensando há um tempo a maneira como elas compram e gastam seu dinheiro, isso é bem legal. Também acho que em tempos de COVID-19 as pessoas irão repensar e muito na forma de consumo, incluindo as roupas. Adorei o post!

  6. Olá,

    Gosto bastante da ideia de moda sustentável e da discussão em cima do tema. É importante que tenhamos consciência de que podemos e devemos usar roupas pensando em sua qualidade e tempo de vida, assim como devemos ter no armário peças essenciais e que podem ser modificadas caso seja necessário. Adorei seu post!

    Beijos!

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: