Vamos falar do figurino de “O gambito da rainha”?

Vamos falar do figurino de “O gambito da rainha”?

Oi gente! Foram muitos os pedidos de vocês no Instagram para que eu analisasse o figurino de “O gambito da rainha”. Me rendi aos encantos da série, e estou apaixonada porque os looks são impecáveis.


Assinado pela costume designer Gabriele Bidner, o figurino tem como ponto de partida, o mundo do Xadrez, e traz inspirações de musas como Audrey Hepburn e Edie Sedgwick.

A série se passa entre 1950 e 1960, e é carregada de referências vintage muito fashionistas porque ao longo da história percebemos a personagem se alinhar ao mundo da Moda.

Quando Beth é adotada e passa a frequentar uma escola, ela percebe que se difere das outras meninas porque não possui as roupas adequadas às trends da época.

Ao começar a ganhar dinheiro jogando Xadrez, ela começa a investir nas peças que gosta. Esse primeiro contato com a moda acontece quando ela encontra o manequim com o vestido jardineira usado com uma camisa branca por baixo.

O figurino e personagem vão evoluindo juntos ao longo da série, e dentre as peças usadas por Beth, temos as blusas com golas Peter Pan, vestidos e saias godê em comprimento midi, clássicos dos anos 50.

Outro destaque, é o uso constante da estampa Xadrez porque faz uma alusão ao tabuleiro do jogo, muitas peças com estampas geométricas podem ser percebidas ao longo da série. Os looks femininos e delicados contrastam com o ambiente predominantemente masculino do Xadrez.

A cartela de cor segue as cores preto e branco e outros tons mais neutros, como o marrom, amarelo e azul. Uma curiosidade é a ausência da estampa floral nos looks de Beth Harmon. A estampa não foi uma aposta nos looks da enxadrista porque não representavam sua personalidade forte. 

Outros detalhes do figurino

Outros detalhes complementam o estilo da enxadrista, dentre eles as unhas em formato stiletto, porque as mãos da personagem ficam em evidência a todo momento.

Em tons sempre nude, as unhas nesse formato se destacam porque reforçam ainda mais a feminilidade da personagem num meio predominantemente masculino.

Os olhos marcados são outro destaque na série porque são um clássico dos anos 60. Além de destacar o olhar que devasta seus oponentes, eles também expressam os momentos de “fundo do poço” vividos pela personagem. 

A franja mais curta usada durante toda a sua infância até o início da adolescência, no final dos anos 50 e o cabelo em corte chanel porque vem com uma pegada descolada e moderna.

O look total white usado ao final da série não é aleatório, porque ele simboliza a peça de Xadrez da rainha branca, colocando Beth Harmon como a rainha do tabuleiro. Um luxo!

A contracultura dos anos 60

Os movimentos de contracultura da década de 1960 (guerra fria, sexualidade humana, os direitos das mulheres dentre outros)  foram outro destaque da série porque esse momento serve como plano de fundo para toda a história.

Tudo isso é abordado na série e se reflete mais uma vez no figurino da personagem, porque percebemos Beth Harmon usar a Moda nesse momento como um ato político.

Nesse momento, as partes de baixo ganham comprimentos mais curtos,  principalmente as saias porque adotam um comprimento mini, novidade na época. Menos volume, sobretudo elegantes, e o uso de acessórios na cabeça como boinas e lenços são os adereços com maior destaque.

A segregação racial ainda era uma realidade na década de 60, e o movimento dos Panteras Negras surgia nos Estados Unidos. 

Jolene (amiga de Beth nos tempos de orfanato) reaparece na série justamente nesse período, com um visual arrojado, Coturnos tratorados, jaquetas de couro, calças mais justas, acessórios maximizados,  e um black power baphônico reforçando suas raízes negras no contexto da época, usando a moda e estilo como um ato político e resistência. Uma deusa!

E aí? O que achou do figurino da série?
Me conte nos comentários!

Beijos da blogueira.


Fotos: Reprodução da Internet

10 comentários sobre “Vamos falar do figurino de “O gambito da rainha”?

  1. Eu adoro esse estilo anos 60. É tudo taoo lindo. Eu amei os looks que escolheram para a personagem. Pretendo ver a miniserie essa semana. ❤

    Beijos,
    Paloma Viricio ❤

  2. Olá,

    Ainda não vi essa série, mas estou vendo tantos comentários positivos, que já está na minha lista para ver o quanto antes. Gostei demais dessa análise que você trouxe em relação aos looks, me fez perceber a importância deles para o decorrer da série e para a evolução da personagem. Adorei demais o post, arrasou!

    Beijos!

  3. Os looks são bonitos, embora não seja de minha preferência, para o contexto eles são bem bonitos, assisti pouco a série creio que só 2 capítulos, então não vi todos os looks!

  4. Adorei a análise do figurino da série, e ver o quanto tudo está ligado ao contexto da trama é à época em que a história se passa. Ainda não tinha me ligado na série, mas confesso que diante dessa análise fiquei bastante curioso. Obrigado.

  5. Olá, adorei este post não conheço a serie, mas fique completamente apaixonada por estes figurinos, estou fã, adoro este estilo mais clássico curiosa por ver mais

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: