Você sabe o que é a fotografia de Moda?

Você sabe o que é a fotografia de Moda?

A fotografia de moda está muito alinhada em comunicar as campanhas e coleções dos estilistas das grandes marcas.

É importante que o fotógrafo tenha conhecimento do conceito da coleção, levando sempre em consideração a persona da coleção.

Foto: Reprodução Pixels

A fotografia de moda tem seu início em meados de 1880, quando fotos começaram a ocupar o lugar das tradicionais ilustrações nas revistas de moda.

Um dos nomes pioneiros na fotografia de moda é do Barão Adolf Mayer, fotógrafo da revista Vogue no início do século XX.

Em 1932, temos a primeira fotografia de moda publicada colorida na mesma revista, assinada pelo fotógrafo Edward Steichen.

Quais os tipos de fotografia de moda?

Editorial de Moda –  Aqui a fotografia tem o foco em comunicar comportamentos, conceitos e personagens, sendo necessário compreender o conceito da coleção para que essas informações sejam perceptíveis nessas fotos. 

Foto: Reprodução Pixels

Fotografia comercial – Também conhecida como fotografia de catálogo, a fotografia comercial tem como foco os produtos para venda e divulgação de peças. 

A fotografia comercial é menos elaborada conceitualmente do que um editorial de moda porque o objetivo nessa modalidade de fotografia de moda é justamente apresentar as peças utilizadas, e não os modelos.

Dentre os detalhes, estão o caimento das peças, as possibilidades de combinação para compor os looks, detalhes da peça, acabamentos, tecidos e afins. Com base nessas fotos temos a criação de fashion films, que apresentam a prévia dessa coleção de moda.

Foto: Reprodução Pixels

Fotografia de beleza – Por aqui, cabelos, pele e maquiagem dos modelos são os principais pontos para compor essas fotos. Outros detalhes como acessórios também podem aparecer como destaque.

Foto: Reprodução Pixels

Fotojornalismo de Moda –  Nesse ramo, o foco está em registrar os bastidores das grandes semanas de moda, os looks das passarelas, e o street style (moda de rua) das grandes metrópoles. 

inda nesse segmento, temos a cobertura dos outfits usados pelas celebridades em red carpets e premiações especiais como Oscar, Grammy Latino, e o queridinho de nós, as fashionistas, Met Gala.

Foto: Reprodução Pixels

Algumas dicas para arrasar

  • Estar por dentro do que acontece no mundo da moda e entender as tendências de moda e beleza são fundamentais na fotografia de moda.
  •  conversar com os envolvidos(cabeleireiros, maquiadores, estilistas) de uma campanha ou coleção de moda para entender mais a respeito do conceito a ser passado nas fotos.

Gostaram de saber um pouco mais sobre a fotografia de moda? Me contem nos comentários!

Beijos da Blogueira!

8 comentários sobre “Você sabe o que é a fotografia de Moda?

  1. Uau… Fotos incríveis! Isso praticamente uma aula de fotografia. Sutis diferenças entre uma coisa e outra, né? Não tinha a mínima noção. Agora tenho! Obrigado por compartilhar, adoro absorver conhecimentos nessa área! Grande Beijo!

  2. Bastante interessante saber os tipos de fotografias de moda, o fotógrafo tem um trabalho super importante, a gente ver as fotos de moda e não imagina como elas são diferentes, gostei muito de saber mais sobre a fotografia de moda, bjs.

  3. Diferente do que muitos pensam, a fotografia é uma arte que tem muito trabalho envolvido.

    Adorei o post e as dicas, abraços

  4. Sinceramente eu não fazia ideia de que existia esse tipo de diferenciação, gostei de conhecer um pouco do assunto de fotografia de moda.

  5. Oie minha linda! Amei saber mais um pouquinho sobre fotografia de moda. Eu amo…tem cada trabalho lindo. Aqui eu e minha irmã colecionamos alguns catálogos.

    Beijos,
    Paloma Viricio

  6. Olá, tudo bem?

    Que post mais interessante! Não conhecia essa coisa de “fotografia de moda”, então seu post foi uma completamente novidade pra mim e acabei aprendendo coisas bem legais, o que acho sensacional. Amo esse universo, mas conheço pouco, infelizmente. Arrasou!

    Beijos!

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: