Você sabe quais as diferenças entre as semanas de moda?

Você sabe quais as diferenças entre as semanas de moda?

Estamos chegando a mais uma temporadas de desfiles, dessa vez para apresentar as coleções de Primavera Verão do próximo ano, mas você sabe quais as diferenças entre as semanas de moda? Calma, eu te conto tudo!

É nas semanas de moda que são apresentadas as coleções e apontamentos das grandes marcas do que vamos vestir nos próximos meses.

Chanel | Reprodução | Vogue Runway

Existe um grande calendário na moda com os diversos seguimentos de desfiles que teremos aos longo do ano. Dentre eles, as semanas de Alta-Costura, o prêt-à-porter e o resort, além das coleções masculinas e as de pré-temporada, como a pre-fall. Vamos conhecer cada uma delas?

As diferenças entre as semanas de moda: Alta-Costura

A semana de Alta-Costura é a que abre os trabalhos do calendário internacional, acontecendo no mês de Janeiro dando start aos desfile Outono/Inverno que só se concluem em março. Acontece exclusivamente em Paris sendo a mais curta das fashion weeks, durando de três a quatro dias por ano duas vezes no ano, acontecendo antes da semana de Prêt-à-Porter.

As marcas passam pelo crivo rigoroso da Federação de Alta Costura e da Moda, e apenas com o aval da instituição podem apresentar suas coleções que devem conter no mínimo trinta e cinco looks.

Schicapareli | Reprodução | Vogue Runway

A Alta-Costura se caracteriza pelas peças exclusivas feitas a mão e sob encomenda as peças normalmente aparecem em grandes premiações, ou são adquiridas por consumidoras exclusivas. Importante ressaltar que o termo “Alta-Costura” é utilizado apenas em Paris.

Prêt-à-Porter

O mais tradicional das semanas de moda, os desfiles de Prêt-à-Porter (pronto para vestir) acontecem nas principais capitais da moda (Nova York, Londres, Milão e Paris) após a semana de Alta-Costura ter acabado.

O “pronto para vestir” se caracteriza pelo formato de produção em série , com uma ampla grade de tamanhos preços acessíveis e com vastos modelos. É nesse seguimento que temos as grandes tendências de moda da temporada, com peças que aparecem no street style das grandes capitais de moda e vitrines das grandes marcas.

Michael Kors | Reprodução | Vogue Runway

Geralmente, os desfiles acontecem em duas temporadas duas vezes ao ano: Outono/Inverno e Primavera/Verão. Porém com a chegada da pandemia e a antecipação de algumas tendências essa ordem não vem sendo seguida por todas as marcas, que já se sentem livres para apresentar suas coleções independente das temporadas, contribuindo para a desaceleração da cadeia de produção de moda. Vale lembrar que as coleções resort e masculina também fazem parte do Prêt-à-Porter.

Resort

As coleções resort são focadas no verão e nas férias, com peças mais frescas e voltadas para a moda praia. Não são todas as marcas que apresentam essa coleção que possui um calendário de moda muito mais flexível que os demais.

Os desfiles acontecem sempre no meio do ano entre Maio e Junho, um pouco antes do verão no hemisfério norte em locais diferentões e com uma plateia exclusiva, que se restringe a convidados da marca.

Carolina Herrera | Reprodução | Vogue Runway

A forma de apresentação varia bastante, tendo marcas que apostam pesado, criando algo novo e super diferentão e outras que apostam em apresentações mais simples, optando por um lookbook ou ou um fashion film para apresentar sua coleção.

Deixe seu carinho nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: